Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 22 de Agosto de 2007 às 08:56

    Imprimir


Estão abertas as inscrições para a Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais. Os interessados poderão se inscrever até 19 de setembro.

Há sistema de bolsas de estudo oferecidas pela CAPES ou pelo IBGE. O beneficio é concedido a todos os alunos que se dedicarem em tempo integral, sem vínculo empregatício. O curso insere-se na área de Ciências Sociais Aplicadas da CAPES, dentro da área específica de Demografia/Planejamento urbano e regional, com nota 4 no sistema de avaliação da instituição (numa escala de 1 a 5).

O mestrado da ENCE atrai profissionais de diversas áreas de atuação como Economia, Sociologia, Turismo, Estatística e Geografia, entre outros. Há quatro linhas de pesquisa: Dinâmica Populacional, Condições de Vida e Políticas Públicas; Metodologia Estatística para Censos, Pesquisas Amostrais e Registros Administrativos; Sistemas de Informação Estatística e Geográfica; e Sociedade, Economia e Território no Brasil Contemporâneo.

É exigida dedicação integral de pelo menos oito horas por dia para aulas, leituras e trabalhos escolares.

O processo de seleção é composto por três fases com caráter eliminatório. As provas acontecem em 1º de outubro, com teste de inglês pela manhã. À tarde, haverá a avaliação de conhecimentos gerais dos candidatos com provas de interpretação de texto, redação e conhecimentos básicos de matemática em nível de ensino médio. Na terceira e última fase, faz-se análise e avaliação da documentação, além de entrevista oral.

ou pelo endereço eletrônico http://www.ence.ibge.gov.br/pos_graduacao/mestrado.





Fonte: Redação TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/210492/visualizar/