Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 21 de Agosto de 2007 às 21:37

    Imprimir


O que leva um homem do chão às estrelas não é um foguete, mas o estudo. Essa foi a mensagem transmitida pela tripulação da Soyuz TMA-8, que viajou à Estação Espacial Internacional (ISS) em 2006, durante uma palestra para estudantes paulistas. O primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes, o americano Jeffrey Williams e o cosmonauta russo Pavel Vinogradov atraíram centenas de jovens ao Senai Bom Retiro nesta terça-feira (21).

"Só fui de eletricista aprendiz ao espaço por causa do estudo. É por causa do estudo que nós três fomos ao espaço e por causa dele que estamos aqui hoje com vocês", disse Pontes aos ouvintes.

Os três astronautas contaram aos jovens detalhes da missão espacial, com a ajuda de tradução simultânea. Pavel Vinogradov explicou o projeto e a importância da Estação Espacial Internacional.

Jeffrey Williams, por sua vez, contou como é viver em órbita da Terra. Ele mostrou fotos do dia-a-dia no complexo orbital, mostrando desde experimentos científicos até atividades cotidianas, como cortar o cabelo, que ganham uma conotação especial no espaço. O americano também mostrou imagens da Terra feitas por ele e Vinogradov durante os seis meses em que a dupla viveu na ISS.

Marcos Pontes contou um pouco de sua história e deu detalhes sobre sua preparação para a missão. Bem humorados, apesar da intensa agenda dos últimos dias, os três arrancaram risos da platéia com os detalhes menos "glamurosos" da vida no espaço -- como as dezenas de exames médicos feitos antes da viagem.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/210554/visualizar/