Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 20 de Agosto de 2007 às 16:27

    Imprimir


A 3ª Conferência Estadual do Meio Ambiente será lançada amanhã (21/08), às 9 horas, na Assembléia Legislativa de Mato Grosso, em meio ao Seminário “Instrumentos Econômicos para gestão ambiental rural na Amazônia: desafios e oportunidades”, com a presença da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Os encontros, nas esferas municipal e estadual, serão realizados no período entre setembro e novembro deste ano.

As discussões na esfera municipal, através dos Consórcios dos Municípios, ocorrem nos meses de setembro e outubro ao longo de 15 encontros em diferentes regiões no Estado. As principais pontuações nortearão a Conferência Estadual de Meio Ambiente, que será realizada nos dias 21, 22 e 23 de novembro, em Cuiabá. A representante do Sintep/MT, Marli Keller, ressalta a importância das mobilizações nos municípios para garantir mais respaldo as reivindicações de preservação ecológica às regiões. As pautas mato-grossenses serão encaminhadas, então, à Conferência Nacional do Meio Ambiente que será realizada no mês de abril em Brasília (DF).

Regidos pelo tema “Mudanças Climáticas”, as discussões serão ampliadas acerca de acordos internacionais sobre meio ambiente, a participação do Brasil nesse contexto, educação ambiental em Mato Grosso e em seus municípios, além da opinião e considerações de cientistas e especialistas em meio às mudanças climáticas. Pontuações acerca do Estado regido por um código ambiental também estão na pauta.

A definição do tema se deve às constantes discussões acerca do aquecimento global e seus efeitos aos habitantes do planeta. Mato Grosso tem a sua participação acentuada, tendo em vista que o Estado é campeão em queimadas e desmatamento. Além disso, o território mato-grossense se apresenta como berço do Pantanal e por isso, medidas de preservação devem ser tomadas a fim de evitar situações de degradação e contribuição junto ao aquecimento.

A organização do evento conta com a parceria entre Sintep/MT, CUT/MT, Fórum Mato-grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Formad), além do Ministério do Meio Ambiente, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e de movimentos ambientalistas do Estado.





Fonte: Pau e Prosa Comunicação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/210811/visualizar/