Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Sexta - 17 de Agosto de 2007 às 08:42
Por: Jonas Jozino

    Imprimir


Os representantes das 18 cidades que manifestaram interesse em sediar jogos da Copa do Mundo de 2014 se reunem nesta sexta-feira no Rio de Janeiro com o presidente da CBF - Confederação Brasileira de Futebol -, Ricardo Teixeira. O encontro será para definir a estratégia para o recebimento dos membros da Fifa que a partir do dia 29 deste mês vai percorrer todas as cidades para verificar suas condições para a realização da Copa. De Mato Grosso estarão no encontro o presidente da Federação Mato-grossense de Futebol Carlos Orione e o secretário de esportes e lazer do Estado Baiano Filho.

No encontro, Ricardo Teixeira vai explicar como os Estados devem agir durante as visitas dos membros da Fifa e mostrar suas potencialidades para serem sedes. Vai esclarecer também quais as datas que cada cidade estarão recebendo os membros da Fifa.

Mato Grosso, que pleiteia ser uma das sedes concorre diretamente com Goiás que tem estutura melhor e força política e com Mato Grosso do Sul, que apesar de ter um futebol muito mais medíocre, aposta em sua força política para conseguir ganhar a vaga.

A vantagem de Mato Grosso é o estreito laço entre o presidente da CBF, Ricardo Teixeira e o presidente da FMF, Carlos Orione. Acontece, que Orione foi preterido da organização do projeto para que Mato Grosso seja uma das sedes. Em conversas particulares reclamou do tratamento que recebeu e chegou a dizer que não moveria uma única palha para ajudar o Estado a ganhar a vaga. Viajou para o Rio de Janeiro, mas sem demonstrar tanto interesse em fazer valer sua força junto ao amigo Teixeira.

Outro problema é a total falta de conhecimento do projeto por parte do secretário de esportes Baiano Filho, vice-presidente do Comitê pró-Copa em Mato Grosso. Segundo sua assessoria de impresa, ele viajou para o Rio de Janeiro sem saber o que iria fazer no encontro com a CBF.

Além de Cuiabá, outras 17 cidades são pré candidatas para receber os jogos da Copa de 2014: Belém (PA); Belo Horizonte (MG); Brasília (DF); Campo Grande (MS); Curitiba (PR); Florianópolis (SC); Fortaleza (CE); Goiânia (GO); Maceió (AL); Manaus (AM); Natal (RN); Porto Alegre (RS); Recife/Olinda (PE); Rio Branco (AC); Rio de Janeiro (RJ); Salvador (BA) e São Paulo (SP).

Após a visita que os membros da Fifa farão às 18 cidades, a CBF, no dia 29 de outubro realizará uma apresentação final do projeto para os 23 membros do comitê executivo da Fifa. E no dia 30 de outubro, a entidade dá a decisão final sobre a candidatura brasileira em Zurique, na Suíça.

Confirmando o Brasil como sede do Mundial de 2014, a Fifa vai decidir em julho de 2008 quais as cidades que vão receber os jogos da Copa. A CBF quer entre 10 e 12 sedes. Mas a Fifa defende entre 8 e 10 cidades para receber as partidas.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/211319/visualizar/