Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 13 de Agosto de 2007 às 11:36

    Imprimir


O governo federal quer reduzir o desmatamento na Amazônia em 30% neste ano, de acordo com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Ela participou como convidada, nesta segunda-feira (13), do programa programa semanal de rádio ‘Café com o Presidente’.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou a redução dos índices de desmatamento na Amazônia entre agosto de 2005 e julho de 2006. Os dados foram divulgados na sexta-feira (10).

Lula afirmou que ficou feliz quando soube da notícia, durante sua visita ao Panamá. O presidente disse que o índice é o resultado “de um esforço imenso do governo”, coordenado pela ministra do Meio Ambiente.

Segundo Marina, foi montada uma força tarefa com 13 ministérios, criando o Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento. Marina Silva disse que aconteceram 400 operações do Ibama, 20 grandes operações da Polícia Federal junto com o Exécito, que geraram a a apreensão de 1 milhão de metros cúbicos de madeira e o desmantelamento de 1.500 “empresas criminosas”.

Lula comentou a redução das áreas de desmatamento nos últimos anos. Em 2004, foram 27 mil quilômetros quadrados, contra 18 mil em 2005 e 14 mil em 2006. O presidente afirmou que pretende que os números sejam ainda menores no próximo ano.

Segundo a ministra, “a previsão para 2007 é de uma queda em torno de 30%”, atingindo 9,6 mil quilômetros quadrados, “a menor taxa desde 1988, quando foi criado o sistema de monitoramento do desmatamento da Amazônia por satélite”.

O presidente afirmou ainda que é possível manter preservando a natureza e que o desafio é “como utilizar a floresta e a preservação ambiental como forma de fazer que a vida das pessoas seja melhorada”.

Lula finalizou afirmando que o combate ao desmatamento é “condição básica para que o Brasil conquiste mais prestígio no exterior. É possível crescer a nossa agricultura sem invader a Amazônia. É preciso crescer a agricultura sem desmatar mais do que desmatado”.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/212058/visualizar/