Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 13 de Agosto de 2007 às 09:23

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira, durante o programa de rádio "Café com o Presidente", que a redução em 25% da taxa de desmatamento na Amazônia, entre agosto de 2005 e julho de 2006, é resultado de um esforço imenso do governo.

"Eu fiquei muito feliz porque isso é resultado de um esforço imenso do governo coordenado pela ministra [do Meio Ambiente] Marina [Silva]. A área desmatada, em 2004, foi de 27 mil quilômetros quadrados. Em 2005, foi de 18 mil quilômetros quadrados. E, em 2006, caiu para 14 mil quilômetros quadrados."

A ministra do Meio Ambiente afirmou que a previsão para 2007 é de uma queda em torno de 30%. "O plano continua em implementação, nós estamos agora fazendo um processo de correção. Mas a previsão para 2007 é de uma queda em torno de 30% e chegaremos, se tudo se confirmar com os dados do Inpe [Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais], no final do ano, a uma taxa de 9,6 mil quilômetros quadrados, a menor taxa desde 1988, quando foi criado o sistema de monitoramento do desmatamento da Amazônia por satélite."

Lula disse que é possível fazer o país crescer preservando a natureza. "Eu estou convencido que é plenamente possível crescer preservando a natureza. O desafio que está colocado para nós é como utilizar a floresta e a preservação ambiental como forma de fazer com que a vida das pessoas seja melhorada. Esse desmatamento [menor] evitou a emissão de 410 milhões de toneladas de CO2, evitou a destruição de 600 milhões de árvores, evitou a destruição de mais de 20 mil aves e evitou a destruição de mais de 750 mil primatas."

O presidente afirmou ainda que as pessoas precisam preservar o meio ambiente para que o Brasil conquiste mais credibilidade no exterior. "É importante as pessoas terem consciência que preservar o meio ambiente agora, fazer as coisas de forma muito ordenada com respeito à lei, é condição básica para que o Brasil conquiste mais credibilidade no exterior. É possível crescer a nossa agricultura sem invadir a Amazônia, é preciso crescer a agricultura sem desmatar mais do que já foi desmatado."





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/212084/visualizar/