Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 12 de Agosto de 2007 às 23:59

    Imprimir


PRISTINA, SÉRVIA - O trio diplomático que lidera a nova rodada de diálogo em Kosovo disse neste domingo que a divisão do território, que já foi um tabu, pode ser uma opção se os sérvios e os albaneses estiverem de acordo.

A política ocidental para Kosovo inicialmente descartava a divisão por considerá-la uma faísca para o conflito regional. Qualquer divisão poderia colocar o norte do território, onde vive metade dos 100 mil sérvios de Kosovo, como parte da Sérvia.

"É o princípio deste trio estar preparado para endossar qualquer acordo que os dois lados possam conseguir. Isso inclui todas as opções", disse o enviado europeu para o grupo, Wolfgang Ischinger, em uma entrevista coletiva.

Perguntado se isso inclui a divisão territorial, ele respondeu "se assim eles quiserem".

Os albaneses, tanto de Kosovo quanto da Sérvia, já disseram que não querem a divisão, mas deram sinais de que não cederão na questão principal --a independência de Kosovo.

"Estamos pedindo aos dois lados para pensar de forma mais aberta", disse Ischinger. "Se os dois lados repetirem suas posições clássicas, há pouca esperança para um compromisso ou para a construção de uma ponte."

Ele disse que uma solução amigável apresentada ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) seria o melhor para todos os envolvidos.

O trio diplomático é composto por Estados Unidos, União Européia e Rússia, e é tido pelo Ocidente como o último momento de interferência no destino da província sérvia de maioria albanesa. Os diplomatas dizem que o trio pode apenas estar ganhando tempo antes que Kosovo declare independência unilateralmente após oito anos de governo da ONU.

Os diplomatas ocidentais argumentavam que a divisão de Kosovo em dois poderia reacender as disputas étnicas entre albaneses no vale de Presevo, sul da Sérvia, e na vizinha Macedônia, que haviam sido contidas em 2001 pela diplomacia da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e da União Européia.

Enviados do trio fazem sua primeira visita a Kosovo desde que Moscou bloqueou um plano no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) para dar a independência ao território. O Ocidente relutantemente aceitou mais quatro meses de negociações após mais de um ano de diálogo infrutífero entre os sérvios e albaneses.

Kosovo tem sido administrado pelas Nações Unidas desde 1999, quando a Otan bombardeou o território por 78 dias para expulsar as forças sérvias e interromper o assassinato e a expulsão dos albaneses em uma guerra separatista de dois anos.

Líderes albaneses de Kosovo disseram no sábado ao trio que esperam a independência até o final deste ano. Eles ameaçaram declarar independência unilateralmente e buscar reconhecimento das potências ocidentais, algo que poderia dividir os 27 membros do bloco europeu.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/212125/visualizar/