Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 10 de Agosto de 2007 às 07:10

    Imprimir


Exames de mamografia não detectam quase metade dos casos de câncer de mama em estágio inicial, revelou uma pesquisa publicada na revista Lancet.

De acordo com pesquisadores da Universidade de Bonn, na Alemanha, as radiografias identificam apenas 56% dos primeiros sinais do tumor.

Já os exames de ressonância magnética, afirmam os especialistas, são mais precisos e podem detectar até 92% dos casos da doença em estágio inicial.

Os pesquisadores acompanharam 7,3 mil mulheres para tentar detectar um dos estágios mais iniciais da doença, em que os ductos mamários são afetados.

Tumor agressivo

As imagens de ressonância magnética foram mais precisas no diagnóstico da doença e também produziram resultados mais corretos nos casos em que o tumor era agressivo.

Cerca de 98% dos casos de câncer agressivo foram apontados pela ressonância magnética, enquanto a mamografia acusou apenas 52%.

Os exames de ressonância magnética geralmente não são utilizados como a primeira ferramenta para detectar o câncer de mama, sendo normalmente solicitados como complementos à mamografia.

"A descoberta de que a MRI (sigla em inglês para imagens de ressonância magnética) é superior à mamografia vira tudo de cabeça para baixo", disse Christinane Kuhl, líder da pesquisa.

Em comentário na Lancet, a pesquisadora Carla Boetes, da Universidade de Radbou, na Holanda, defendeu a realização de mais pesquisas para verificar o mérito do exame de alta precisão.

"A MRI não deve ser mais vista como recurso adjunto à mamografia, mas como um método mais nítido para detectar o cânceer de mama no estágio inicial".





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/212564/visualizar/