Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 09 de Agosto de 2007 às 06:50
Por: Gabriele Schimanoski

    Imprimir


De acordo com dados da Secretaria-adjunta de Assistência Social (SAAS), subordinada da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), cerca de 17 mil crianças de Mato Grosso são atendidas pelo Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (Peti) do Governo Federal.

Atualmente são 90 municípios do Estado que recebem os recursos para o pagamento do Peti, beneficiando 17.021 crianças. Desse total, 14.116 estão na zona urbana e as outras 2.905 são da zona rural. Esses números são da última atualização, do pagamento de do benefício referente ao mês de junho.

O Peti é um Programa do Governo Federal que tem como objetivo retirar crianças e adolescentes, com idade 07 e 15 anos, do trabalho considerado perigoso, penoso, insalubre, degradante, ou que coloque em risco sua saúde e segurança.

Podem ser inseridas no programa as famílias que têm filhos em situação de risco, porém, há prioridade para as famílias com renda per capita de até meio salário mínimo, ou seja, aquelas que vivem em situação de extrema pobreza. Em contrapartida, as famílias têm que matricular seus filhos na escola e fazê-los freqüentar a jornada ampliada.

“A jornada ampliada é uma ação educativa complementar à escola e é dividida em núcleo básico e específico. Essa atividade deve ser mantida em sintonia com a escola. O Governo Federal repassa recursos para que essas atividades sejam realizadas”, explicou a coordenadora do Peti no Estado, Laurair Grossi.





Fonte: Assessoria/Setecs-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/212750/visualizar/