Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 05 de Agosto de 2007 às 22:51

    Imprimir


Argel, 5 ago (EFE).- A Argélia anunciou hoje a visita oficial, a partir de segunda-feira, do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, e afirmou que esta viagem faz parte do processo de normalização de relações entre os dois países.

Ahmadinejad permanecerá em Argel dois dias e, além de se reunir com o presidente Abdelaziz Bouteflika, participará de uma conferência entre empresários dos dois países para buscar a reativação das relações econômicas.

A balança comercial bilateral não passa de US$ 7 milhões ao ano, número que os dois Governos consideram muito abaixo de suas possibilidades.

O Governo argelino lembrou hoje também que as relações diplomáticas com Teerã foram restabelecidas em 2003 durante a visita de Bouteflika ao Irã, seguida pela que o então presidente iraniano, Mohammad Khatami, fez a Argel um ano depois.

Em abril de 2002, os dois países presidiram em Paris a conferência internacional sobre o diálogo entre civilizações, organizada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A Argélia, segundo fontes diplomáticas, espera que nesta visita o Irã reafirme seu apoio ao direito à autodeterminação do Saara Ocidental, enquanto que Teerã deseja obter apoios políticos para seu programa nuclear.

Argel rompeu em 1993 suas relações com Teerã por considerar que o Governo iraniano interferia em seus assuntos internos ao apoiar a Frente Islâmica de Salvação, partido que em 1991 venceu as eleições legislativos, mas não assumiu o poder, porque o pleito foi cancelado.

Em setembro de 2000, Bouteflika e Khatami anunciaram em Nova York o restabelecimento das relações bilaterais.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/213363/visualizar/