Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 27 de Julho de 2007 às 12:15

    Imprimir


Bioenergia – “Podemos produzir bioenergia compatibilizando segurança alimentar e questões sociais e ambientais. Vale considerar que será estabelecida uma certificação para os produtores de biodiesel e álcool”

“Atualmente, utilizamos apenas 1% da área agricultável para a produção de álcool. Num horizonte de dez anos, devemos estar utilizando em torno de 3%.”

“Nosso foco é mantermos a liderança na tecnologia de produção de álcool e desenvolvermos, com produtividade adequada, a produção de biodiesel.”

“Na área de energia limpa, o Ministério da Agricultura é o responsável pela produção agrícola e o zoneamento. O Ministério de Ciência e Tecnologia cuida dos aspectos industriais e seus respectivos processos tecnológicos, e o Ministério das Minas e Energia trata de aspectos relacionados aos padrões e à distribuição.”

Produção de grãos e carnes – “Somos o primeiro exportador de carnes do mundo, somo o segundo exportador de grãos. Nos dois setores, somos o País que mais cresce no mercado internacional, o que nos leva a acreditar que, possivelmente, nos próximos cinco anos, seremos também o primeiro exportador de grãos, além de nos firmarmos como o primeiro exportador de energia limpa.”

Dívidas e crédito agrícola - “Nós colocamos à disposição neste momento, para a nova safra, R$ 70 bilhões. Eventualmente, podem estar acontecendo problemas com os tomadores de crédito por causa do endividamento. Porém, com as medidas decididas, estamos dando condições de renegociação. É importante frisar que as taxas de juros para o custeio da safra caíram a 6,75% para os grandes produtores e a 6,25% para o pequeno produtor.”

Sanidade animal - “O governo já tomou a decisão de que não faltarão recursos para este setor. Todas as recomendações e exigências da Organização Mundial de Saúde Animal estão sendo cumpridas, inclusive o estabelecimento de uma faixa de segurança em toda fronteira brasileira com a Bolívia, Paraguai e Argentina. Esta faixa abrange os dois lados.”

Infra-estrtura – “A agricultura brasileira é considerada como uma das mais eficientes do mundo dentro da porteira. Os problemas começam exatamente quando saímos de lá. E aí, a questão de logística e de infra-estutura se torna mais uma questão de custos. No Centro-Oeste, que hoje detém a maior produção de grãos e carnes do Brasil, a questão de transporte é um grande fator de restrição e de elevação de custos. E, em conseqüência, de diminuição de renda do produtor.”

“Temos também que considerar as limitações dos nossos portos. Como, por exemplo, o porto de Itaqui, no Maranhão, onde a demanda de exportações é de cinco milhões de toneladas de grãoes e a capacidade não chega a dois milhões. É possível que, nos próximos três anos, venhamos a ter problemas em outros portos exportadores de grãos, como Paranaguá (PR), São Francisco (SC) e Rio Grande (RS).”

Servidores do Mapa – “O Ministério da Agricultura é uma das instituições públicas com o maior número de formados em nível de mestrado, doutorado e PhD. Em praticamente todas as áreas do conhecimento, desde sociologia, administração, economia rural e outras áreas do conhecimento. Só na sede do ministério, temos mais de cem PhD’s. É assim, de forma geral, nas diversas atividades, inclusive as de apoio. Também é assim na área de defesa sanitária animal e vegetal. Temos quadros excelentes. Por esta razão, mais de 95% dos cargos de confiança estão ocupados por servidores do próprio quadro”.





Fonte: AMM/Mapa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/214681/visualizar/