Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 25 de Julho de 2007 às 09:19

    Imprimir


Pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostra que o salário médio do setor de Serviços no Brasil recuou 3,81% entre 2000 e 2005.

Segundo os técnicos do IBGE, a queda é explicada porque o crescimento da massa salarial no setor não acompanhou o ritmo das contratações. O pessoal ocupado avançou 28,59% no período.

O setor de Serviços é muito heterogêneo, segundo o instituto, com atividades que pagam bem, intensivos em capital. Por outro lado, abrange segmentos usam mão-de-obra de forma predominante, como alimentação e transporte.

Assim, a base de ocupados cresceu com mão-de-obra menos qualificada, que ganha em geral salários menores. "O setor de serviços tradicionalmente emprega setores distinto", afirmou Luis Andrés Ribeiro, economista do IBGE.

Já na comparação entre 2004 e 2005, o salário médio recuou 0,5%, enquanto a população ocupada experimentou um crescimento de 9,4%.

A pesquisa captou que os maiores salários médios foram pagos em 2005 para o segmento de agências de notícias. Elas contabilizaram a maior média salarial do setor de serviços com 12,7 salários mínimos.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/214986/visualizar/