Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 24 de Julho de 2007 às 19:53

    Imprimir


Rio - Um novo teste de diagnóstico para a leptospirose, elaborado por pesquisadores da Fiocruz, promete informar o resultado em 15 minutos. A descoberta da doença no estágio inicial pode salvar vidas, já que a evolução da doença pode provocar o surgimento de complicações como insuficiência renal e hemorragia pulmonar, que leva 50% dos doentes à morte. A leptospirose é causada pela bactéria Leptospira interrogans, transmitida na urina do rato, e cuja incidência aumenta na época de chuvas e enchentes. São cerca de 3.000 casos novos a cada ano no Brasil, e, pelo menos 10% das vítimas morrem.

A principal dificuldade no diagnóstico é que, na maioria dos casos, ele é feito apenas a partir do exame clínico. Os testes confirmatórios disponíveis na rede pública demoram de três a cinco dias para dar o resultado. Os sintomas da leptospirose - febre alta, dor de cabeça, dor muscular e olhos amarelados - são muito parecidos com os da dengue, fazendo com que muitos médicos, prescrevam medicamentos contra essa última.

A equipe do Centro de Pesquisa Gonçalo Muniz, unidade da Fiocruz na Bahia, vem trabalhando no desenvolvimento desse novo teste há 10 anos. O diretor do centro, Mitermayer Galvão dos Reis, calcula que, dentro de seis a oito meses, o exame esteja pronto para ser produzido em larga escala e distribuído nos postos de saúde. A estimativa é a de que cada teste custe US$ 2 ao governo brasileiro.




Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/215043/visualizar/