Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 20 de Julho de 2007 às 14:13

    Imprimir


Na próxima segunda-feira, às 9 horas, será inaugurado em Sorriso o Ecoponto, local de recepção dos pneus inservíveis, possibilitando a destinação ambientalmente correta desses objetos. De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Fabiano Marson, o ecoponto surgiu da necessidade de oferecer uma resposta a problemática ambiental: o que fazer com centenas de pneus usados que não podem mais exercer suas funções originais?

O ecoponto é resultado da parceria firmada entre Prefeitura de Sorriso e a Associação Nacional das Indústrias de Pneumáticos – Anip, empresa responsáveis pelo transporte e descarte dos pneus, da forma legal e ambientalmente correta. “Em Sorriso, os pneus ficavam jogados ao relento ou eram colocados no lixão. Esses são crimes ambientais muito sérios, que não podiam continuar acontecendo. Por isso, implantamos o ecoponto. Não é um armazém de pneus, é um ponto de passagem onde são guardados os pneus usados, para que, posteriormente seja dada a destinação correta à eles. A Prefeitura trabalhará como intermediária”, explica Marson.

Periodicamente esse material será recolhido pela Anip que os submete a diversos tipos de reciclagem como trituração, laminação e esfarelamento. Na trituração, os pneus agora transformados em pequenos pedaços de materiais com alto poder calorífico, passam a servir de combustível para fornos de co-processamento de cimento. Em formas de lâminas ganham diversas aplicações como a de suporte em estofados. Em farelo são misturados no asfalto para gerar elasticidade e resistência ao piso.

O secretaria explica ainda que existem regras para a utilização do ecoponto. “Existem regras pré-estabelecidas para a utilização do ecoponto. Primeiramente, é necessário que seja feito um agendamento, que deve ser feito diretamente na secretaria de Meio Ambiente, ou pelo telefone 3545-4729. Os borracheiros, mecânicos e sucateiros que desejarem descartar os pneus no local deverão respeitar o horário de funcionamento do ecoponto, que será das 7 às 13 horas”, frisa Marson. O ecoponto está localizado no KM 760 da BR-163, ao lado do Aterro Sanitário.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/215810/visualizar/