Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 25 de Abril de 2013 às 14:57
Por: Thais Festa

    Imprimir


A Secretaria Municipal de Saúde e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realizam, amanhã, atividades em comemoração ao dia nacional de combate e prevenção a hipertensão. De acordo com a programação, haverá três pontos de atendimento: um na praça Plínio Callegaro e também em duas lojas de uma rede de supermercados, nos bairros São Cristóvão e Vitória Régia. A pressão arterial e o Índice de Massa Corporal (IMC) serão medidos a partir das 8h.

 
 
Segundo o técnico do setor de Educação e Promoção em Saúde, Egídio Engster, as pessoas com suspeita de pressão arterial ou histórico na família podem procurar os locais de aferição para orientações. "Quem tem dúvidas sobre o tema pode procurar nosso pessoal que vamos buscar esclarecer todas as situações e encaminhar para o atendimento especializado os casos constatados como hipertensão", disse, por meio de assessoria.

 
 
A ação segue, às 17h, com uma caminhada. A saída será na praça da Bíblia, a população deve seguir até a Plínio Callegaro.


 
A hipertensão arterial ou pressão alta (como é conhecida popularmente) é uma doença que ataca os vasos sanguíneos. Ocorre quando a medida da pressão se mantém frequentemente acima de 14 por 9 (140 milímetros de mercúrio por 90 milímetros de mercúrio - mmHg). A pressão considerada normal é aquela que, na média, é igual ou inferior a 12 por 8.

 
 
De acordo com dados do Ministério da Saúde, os sintomas mais listados estão dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal. A pressão alta não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada com acompanhamento médico, mudança de hábitos e de praticas alimentares.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/21587/visualizar/