Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 19 de Julho de 2007 às 15:09

    Imprimir


O Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso (CRF-MT) é um dos órgãos que está à frente da proposta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de proibir farmácias e drogarias de vender doces, bebidas e outros produtos não diretamente ligados à saúde.

A proposta está sob consulta pública no site da Anvisa desde o último sábado (14). "As farmácias estão se distanciando cada vez mais do cuidado com a saúde do paciente", comentou o presidente do CRF-MT, Adonias Corrêa da Costa. Para ele, as farmácias, ao venderem produtos como sucos e refrigerantes, perdem sua identidade. "Farmácia é local de cuidar do bem estar físico do paciente. Não é um comércio como outro qualquer", frisou.

O presidente lembrou que a proposta é defendida pelo próprio Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e pelo Conselho Federal de Farmácia.

A resolução proibiria a venda de qualquer tipo de bebida, alcoólica ou não, além de doces como chicletes e chocolates. Também seria proibida a venda de cartões telefônicos.

Produtos ligados à higiene pessoal e à saúde, como xampus, vitaminas, cosméticos, sabonetes e absorventes seriam liberados para venda. A proposta ficará por 60 dias no site da Anvisa www.anvisa.gov.br.

Depois desse prazo, as sugestões serão acrescentadas e debatidas em audiências públicas.

Testes – A resolução também prevê que farmacêuticos possam realizar exames primários, como a medição de pressão, atividade proibida pela Anvisa. "Hoje nós vemos pessoas não habilitadas medindo a pressão em qualquer lugar, situação que não é fiscalizada. Por que não liberar essa prática para os farmacêuticos, que são profissionais perfeitamente capacitados para isso?", questiona o presidente do CRF.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/216051/visualizar/