Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 18 de Julho de 2007 às 19:26

    Imprimir


Mais uma vez o Banco Central agiu conforme o previsto pelos analistas do mercado financeiro. O Copom (Comitê de Política Monetária) reduziu a taxa de juros de 12% para 11,5% ao ano, um corte de 0,5 ponto percentual, assim como na última reunião.

A baixa cotação do dólar e a inflação sob controle contribuíram para essa decisão, que tirou o Brasil do posto de país com maior juro real (descontada a inflação). Com a redução, o juro real do país passou para 7,7%, abaixo dos 8,2% da Turquia, que assumiu a liderança no ranking da UpTrend Consultoria Econômica.

A redução dos juros também ajuda a combater a desvalorização do dólar em relação ao real. Isso porque parte da apreciação é causada pelos dólares que entram no país por meio dos investidores que buscam uma rentabilidade maior para suas aplicações. Esse fluxo de moeda estrangeira colabora para a queda da cotação do dólar. O mesmo efeito tem os recursos das exportações.

Em relação à economia brasileira, não há sinais de que a meta de inflação, de 4,5% do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), não seja alcançada. No ano passado, os preços subiram 3,14%. Em 12 meses, está em 3,69% e a previsão dos analistas é que ela termine o ano em 3,7%.

Na ata da última reunião, realizada em junho, o Copom havia admitido que os bens importados foram determinantes para o corte realizado porque ajudaram a disciplinar os preços no mercado interno, mesmo com o crescimento da demanda.

A atividade econômica, mesmo com o crescimento de 4,7% esperado pelo BC para este ano não deverá gerar pressão inflacionária. O crescimento da taxa de investimentos e da importação de bens de capital indicam que a indústria terá capacidade de aumentar a capacidade de produção para atender a um possível aumento da demanda.

Sem essa disponibilidade de produzir mais, a aceleração da atividade econômica poderia gerar pressão sobre os preços. Em setembro de 2004, esse temor fez com que o Copom aumentasse os juros.

O Copom divulga na quinta-feira da próxima semana a ata da reunião ocorrida ontem e hoje.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/216175/visualizar/