Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 18 de Julho de 2007 às 19:15

    Imprimir


Tramita na Assembléia Legislativa, um projeto de lei de autoria do deputado Juarez Costa (PMDB), que institui a política estadual de prevenção e combate ao roubo de veículos e disciplina a abertura de oficinas mecânicas e comércio de peças usadas no âmbito de Mato Grosso.

A proposta em questão exige o credenciamento das oficinas mecânicas que venham a trabalhar com desmanche integral de veículos sinistrados e também determina que as companhias seguradoras concedam informações precisas sobre os veículos com perda total.

A idéia, segundo Juarez, é garantir que os diferentes setores da sociedade contribuam para a prevenção e a contenção da criminalidade. “O projeto enquadra-se numa concepção cidadã de segurança, não só porque coloca a defesa dos direitos do cidadão como prioridade, mas também porque institui que eles devem ser autores do seu próprio destino”, enfatizou.

De acordo com a política estadual de prevenção, fica o Estado responsável por formular diretrizes, objetivando o aumento da fiscalização efetiva de oficinas de desmanche. Além disso, o Estado deve exigir das empresas seguradoras, dados sobre o veículo sinistrado com perda total e a emissão de nota fiscal de venda do veículo à oficina.

O projeto ainda estipula a realização de convênios com as prefeituras municipais para fiscalizar as oficinas em questão e revendedoras de peças usadas. Contudo, Juarez pretende reduzir o roubo de veículos no estado. Com isso, o deputado prevê a garantia da segurança pública, protegendo o cidadão, a sociedade e os bens públicos e privados, coibindo assim, os ilícitos penais e as infrações administrativas.

ROUBOS

Recentemente, a Polícia Civil prendeu 12 pessoas (investigadas pela Operação “Pega Leve”) envolvidas com um esquema de roubo de veículos na capital mato-grossense, que eram desmanchados ou tinha documentos adulterados e, em seguida, os carros eram levados para Sinop (503 quilômetros de Cuiabá). Os veículos desmanchados eram vendidos em pedaços para lojas de auto-peças de Cuiabá e Várzea Grande.

Os policiais cumpriram também quatro mandados de busca e apreensão, além de fazer o arresto de 17 veículos - na lista estão uma Blazer, um Corsa, dois Gols e um Golf. Numa casa em Várzea Grande, os policiais apreenderam uma verdadeira oficina mecânica, onde funcionava desmanche, remarcação de chassis e pintura de veículos.

Numa outra casa, também em Várzea Grande, os policiais apreenderam vários documentos em nomes de “laranjas”, de chácaras e outros imóveis que seriam de integrantes da quadrilha. No total, foram expedidos 16 mandados de prisão e 14 de busca e apreensão.

A Operação “Pega Leve” leva esse nome por ser uma gíria usada por um dos acusados de liderar a quadrilha,conhecido como U. J, que está foragido. Para a Polícia, os bandidos revendiam os veículos e investiam o recurso obtido, numa verdadeira operação de lavagem de dinheiro.

“Os veículos arrestados foram comprados com dinheiro de alguma ação criminosa. Não temos dúvidas de que se trata de uma organização criminosa, cuja finalidade é roubar carros”, explicou o diretor de Polícia Metropolitana, delegado Elias Daher.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/216180/visualizar/