Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 18 de Julho de 2007 às 12:03

    Imprimir


A CPI do Apagão Aéreo do Senado vai prorrogar seus trabalhos para incluir nas investigações as causas do acidente com o Airbus da TAM no aeroporto de Congonhas (SP). O presidente da CPI, senador Tião Viana (PT-AC), disse hoje que os trabalhos não serão encerrados no dia 15 de agosto, como previsto inicialmente pela CPI.

Apesar da prorrogação, a comissão não pretende manter os trabalhos durante o recesso parlamentar do Congresso --que termina no dia 1º de agosto. A CPI quer apurar, em especial, se a pista do aeroporto de Congonhas foi liberada para pousos sem condições ideais de funcionamento.

Viana disse que ainda é cedo para se especular sobre as causas que teriam provocado o choque da aeronave com um hangar da própria empresa aérea. "A cautela é importante. Temos que aguardar um laudo técnico para saber onde estava a falha", disse.

No final dos trabalhos da CPI, Viana vai solicitar audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para apresentar as conclusões da comissão.

No relatório final, a CPI pretende traçar um panorama da situação dos principais aeroportos do país --além de sugestões e críticas sobre o controle de tráfego aéreo do país. "Essa fase final é exatamente sobre os riscos que o cidadão brasileiro corre ao passar pelos aeroportos", disse o senador.

Viana disse que a comissão já constatou, entre outros problemas, a falta de estacionamento nos aeroportos e o excesso de passageiros em diversos terminais de embarque. "É interessante levar o que foi produzido na CPI ao presidente da República para que ele possa tomar medidas mais emergentes de controle e prevenção. A CPI gerou documentos importantes que devem ser analisados imediatamente", ressaltou o senador.

Acidente

Sobre o acidente com o Airbus da TAM, o presidente da CPI disse que todos os brasileiros estão "chocados". Viana disse que a comissão vai cumprir o seu papel ao incluir nas investigações as causas que provocaram o acidente.

"Ao homem público compete saber o que fazer para evitar outras tragédias, que correções podem ser tomadas imediatamente", afirmou.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/216244/visualizar/