Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 17 de Julho de 2007 às 20:55

    Imprimir


O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, anunciou hoje (17), em entrevista coletiva, a implantação de mapas de zoneamento, que indicarão épocas e locais adequados para o plantio da cana-de-açúcar. Stephanes afirmou que durante o período de implantação ficará proibido esse plantio na Amazônia e no Pantanal, além de outros biomas que estão sob estudo.

"Este zoneamento vai proibir qualquer possibilidade de plantação de cana no bioma amazônico ou no bioma do Pantanal, mesmo que tenhamos na região amazônica microclimas onde se poderia, eventualmente, plantar cana, isso será restringido", destacou o ministro, acrescentando que a previsão é de que os mapas fiquem prontos em um ano.

Sobre a possibilidade embargo da exportação de carne bovina para países europeus, o ministro informou que esse risco não existe e lembrou que o Brasil lidera o ranking dos países vendedores, além de atender às exigências feitas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e pela União Européia.

"A União Européia quer o combate mais efetivo às doenças animais, mas isso já está sendo implementado; quer uma alteração na legislação de febre aftosa, que também já está pronta; quer exames laboratoriais mais eficientes também e quer que a rastreabilidade procure identificar a movimentação da pecuária de áreas livres e não livres, e isso nós também já temos plenas condições de fazer. São basicamente essas colocações que têm sido feitas e que o Brasil ou já está satisfazendo a todas elas ou estão em caráter final de implantação", afirmou o ministro.

Pecuaristas da Irlanda e do Reino Unido pediram suspensão da importação de carne para a União Européia, mas a Comissão de Saúde de Segurança Alimentar do grupo europeu já desfez o pedido. A última visita de uma missão veterinária européia ao Brasil ocorreu em março e a previsão é de retorno até o fim do ano.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/216325/visualizar/