Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 17 de Julho de 2007 às 13:40

    Imprimir


As dívidas não pagas crescem em 2007 e representam um dos maiores vilões das mais de 8.400 empresas comerciais de Cuiabá. Esse número coloca Mato Grosso no 10º lugar entre os estados brasileiros com maior índice de inadimplência. No primeiro semestre de 2007, foi registrado um aumento de 0,8% de credores em relação ao primeiro semestre do ano passado. O maior crescimento registrado ainda é de cheques devolvidos, 10,16% nos primeiros meses deste ano.

No entanto, a maior preocupação ainda está entre os consumidores varejistas que, além de serem os principais emissores de cheques sem fundo também são os maiores devedores de títulos e cartões de crédito, segundo último indicador Serasa de Inadimplência. Só no mês de maio, o aumento de devedores do segmento de varejo cresceu 6,8% comparado a abril.

Para discutir este assunto que tira o sono dos comerciantes, o economista, consultor e diretor da Câmera dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (MG), Moacir Muzzi Machad, estará nesta quarta-feira, às 19 h, no Espaço de Eventos da Secretaria de Estado de Cultura, em Cuiabá, ministrando a palestra “Se você não matar a inadimplência ela mata a sua empresa”, abordando as principias maneiras dos empresários agirem diante de credores.

Dentre os principias temas que serão debatidos estão a visão global de risco da concessão de crédito a pessoas físicas, características comuns entre os possíveis devedores, perfil do profissional de cobrança, recuperação de clientes, abordagens de cobrança e as formas de acordos lucrativos.

“O evento visa sensibilizar os comerciantes de Cuiabá, em especial, do Centro Histórico, sobre os principais cuidados e precauções que eles devem ter com os devedores ou possíveis devedores, auxiliando os empresários, profissionais autônomos, gerentes e demais trabalhadores do comércio a combaterem um dos principais culpados pela falência de empresas do Brasil ”, explica a técnica da Unidade de Varejo do Sebrae/MT , Ilma Alves Castro.

A palestra faz parte do Projeto Varejo que dá Certo, criado pelo Sebrae em julho de 2006 e parceiros com o objetivo de aumentar a competitividade e a atratividade do território composto por 600 empresas localizadas em 19 ruas e cinco calçadões do centro, além de buscar a valorização da cultura e do patrimônio histórico da capital.

A iniciativa conta com a parceira do Sistema Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Mato Grosso (Facmat), Federação dos Câmaras dos Dirigentes Lojistas de Mato Grosso, Câmara dos Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), Associação Comercial de Cuiabá (ACC), Associação dos Lojistas do Centro Histórico de Cuiabá, secretarias de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Cultura e Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Prefeitura Municipal de Cuiabá, Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Urbano (IPDU), Secretaria Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rede Cemat, Sicred, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banco da Amazônia.

E, para quem quiser aprofundar nos temas abordados na palestra, o Sebrae oferece de 31/07 a 03/08, das 19 às 22 horas, na sede do Sebrae, o curso Redução de Inadimplência, ministrado pelo consultor campo-grandense, Eduardo Raslan.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/216402/visualizar/