Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 17 de Julho de 2007 às 11:29

    Imprimir


Brasil, Índia e África do Sul tentarão elevar em 50% seus fluxos comerciais (que chegam atualmente a US$ 10 bilhões) até 2010, disse nesta terça-feira o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.

"Estabelecemos o desafio de elevar nosso comércio para cerca de US$ 15 bilhões até 2010", destacou Amorim a jornalistas após a quinta reunião do grupo conhecido como IBSA (Índia-Brasil-África do Sul), criado em 2003.

Amorim também pediu um maior contato entre a Índia e o Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) e a União Aduaneira Sul-Africana, integrada por cinco países. Esta combinação dará "maior espaço econômico para o mundo em desenvolvimento", acrescentou.

O ministro das Relações Exteriores sul-africano Nkosazana Dlamini Zuma descreveu o IBSA como um "fórum único" que deve se concentrar em melhorar o transporte e as comunicações para impulsionar o comércio. "Creio que devemos nos manter juntos, onde quer que estejamos", afirmou Zuma.

Os ministros confirmaram que a África do Sul será a anfitriã da segunda cúpula de líderes destes países em outubro. A primeira reunião dos chefes de governo teve como anfitrião o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Brasil em setembro passado.

Álcool e OMC

O ministro indiano das Relações Exteriores, Pranab Mukherjee, destacou que o IBSA identificou a energia como um componente-chave da cooperação, e acrescentou que busca a experiência do Brasil no desenvolvimento de combustíveis alternativos como o álcool, fabricado a partir da cana-de-açúcar.

Os países também insistiram que países-membros da OMC (Organização Mundial do Comércio) tentem sair da estagnação ligada sobretudo aos subsídios agrícolas pagos pelos países ricos e às taxas de importação no "setor agrícola, que são de grande relevância para o bem-estar das populações mais vulneráveis".

"Em particular, é preciso obter um acordo para eliminar as distorções comerciais, especialmente aquelas que limitam o acesso aos mercados desenvolvidos", afirmaram os ministros em um comunicado.

Amorim disse, segundo a imprensa indiana, que a melhor maneira de reduzir a pobreza e frear o crescimento do terrorismo "é um acordo comercial que contribua realmente para o desenvolvimento". "A OMC continua sendo essencial. É o único organismo de comércio multilateral que existe."





Fonte: France Presse

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/216420/visualizar/