Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 17 de Julho de 2007 às 08:57

    Imprimir


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse ontem que é falsa a informação de que o governo tenha decidido elevar a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) incidente sobre o ingresso de capital externo no país para investimento de curto prazo. "Não há nenhum estudo nesse sentido. A informação é falsa", rebateu ele, categoricamente, antes de deixar o ministério no início da noite para participar de uma reunião no Palácio do Planalto.

O noticiário de fim de semana relacionava a informação de que o governo estuda o aumento do IOF como forma de inibir o ingresso de capital especulativo no país. Ao mesmo tempo, afirmava que Mantega é contra a proposta do governador de São Paulo, José Serra, para eliminar a isenção do Imposto de Renda na compra de títulos públicos por parte de investidores estrangeiros.

A crescente valorização do real frente ao dólar, no entanto, preocupa o governo que está disposto, sim, a adotar medidas necessárias "se houver abusos", como admitiu Mantega semana passada, após encontro com parlamentares da Comissão de Finanças, na Câmara. O forte movimento de ingresso de capital de curto prazo tem estimulado os estudos e resultado em medidas pontuais, adotadas pelo Banco Central - nenhuma de potencial tão intervencionista quanto o aumento da taxação do capital de curto prazo. Trata-se de uma preocupação do governo porque, quanto mais dólares ingressam no País, mais se acentua a tendência de valorização do real ante o dólar. Ontem, o mercado fechou com o dólar cotado a R$ 1,871, depois de mais um leilão de compra da moeda estrangeira pelo BC.





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/216452/visualizar/