Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 17 de Julho de 2007 às 07:44

    Imprimir


Cientistas da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, descobriram que ingerir medicamentos com certos tipos de alimentos pode aumentar a eficácia dos remédios e diminuir os gastos com a saúde.

O estudo, publicado na revista científica Journal of Clinical Oncology, analisou os efeitos de uma droga contra o câncer de mama quando combinada a comidas ricas em gordura.

Os pesquisadores descobriram que se a paciente tomar o medicamento Lapatinib com alimentos e não com o estômago vazio, como sugere o rótulo, a circulação da droga no organismo pode aumentar em até 167%, aumentando sua eficácia.

Quando ingerida com uma refeição rica em gordura, a presença da droga no organismo aumentou em até 325%.

Os professores Mark Ratain e Ezra Cohen, coordenadores da pesquisa, disseram que os resultados podem, no futuro, levar à diminuição das doses, o que reduziria gastos com medicamentos.

Os cientistas esperam que as descobertas possam também ajudar no combate à diarréia, um dos grandes efeitos colaterais do Lapatinib, provocaco pela baixa absorção do medicamento.

Eles acreditam que, se combinados com comida, o Lapatinib será mais aproveitado pelo organismo, levando à diminuição dos efeitos colaterais.

Grapefuit

O estudo contraria teorias anteriores que haviam alertado para o perigo de misturas entre comida e remédios, sustentando que as drogas poderiam se tornar tóxicas ou menos eficazes.

Segundo Mark Ratain, tomar suco de grapefuit com medicamentos pode apresentar resultados ainda melhores. A grapefuit é conhecida por suas propriedades que aumentam a circulação sangüínea de alguns medicamentos.

Os estudiosos agora estão aprofundando a pesquisa sobre os efeitos da fruta.

"Se provarmos a que a grapefuit pode aumentar a ação de drogas comuns, como a estatina, tomada diariamente por milhares de pessoas para previnir doenças cardíacas, poderíamos economizar uma fortuna em medicamentos".





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/216471/visualizar/