Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Domingo - 15 de Julho de 2007 às 21:59

    Imprimir


A Secretaria Estadual de Saúde (Susam) alerta que mais de 60% dos municípios do Amazonas não conseguiram atingir a meta de imunizar 95% das crianças entre zero e cinco anos contra poliomielite, apesar da prorrogação da campanha nacional de vacinação no interior do Estado.

A Susam afirma que falhas na vacinação contra a doença poderão levar à volta de casos no Brasil, que não registra poliomielite desde 1989. Para a coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), Izabel Nascimento, a campanha de vacinação é fundamental para isolar a doença, já que, apesar de não registrar casos, o Brasil continua tendo o polivírus causador da poliomielite.

"A vacinação faz com que as crianças eliminem os agentes que matam o vírus através das fezes, descontaminando o ambiente e evitando a disseminação da doença. São apenas duas gotinhas que os meninos e meninas têm de tomar para evitar a paralisia infantil e até a morte que pode ser causada pela doença", informa, citada pela Agência Brasil.

Em todo país, a campanha é realizada em duas fases todos os anos --uma no mês de junho e a segunda em agosto. Em 2007, o Dia D da primeira fase foi 16 de junho. A segunda etapa da campanha está prevista para o dia 25 de agosto.

De acordo com os dados da Susam, das 62 cidades amazonenses, somente 15 conseguiram atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. A secretaria informou que desde o início da campanha foram aplicadas 346.419 doses da vacina no Estado.

A coordenadora do PNI está acompanhando os trabalhos de vacinação em vários pontos do Amazonas para tentar garantir que a meta seja atingida até o dia 20 deste mês, quando encerra a prorrogação da campanha autorizada pelo Ministério da Saúde.

Segundo a Agência Brasil, a poliomielite é uma doença causada por vírus, que provoca paralisia e pode levar à morte crianças e adultos. Os sintomas da doença são febre, dor de garganta, náuseas, vômitos e dor abdominal. A transmissão do vírus se dá de pessoa para pessoa, via fecal-oral.




Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/216500/visualizar/