Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Domingo - 15 de Julho de 2007 às 08:15

    Imprimir


As operadoras de telefonia celular estão apostando na tecnologia da terceira geração (3G), que deverá chegar ao País em 2008, para entrar no mercado brasileiro de banda larga. A conexão em alta velocidade à internet, hoje restrita às redes das empresas de telefonia fixa e das operadoras de TV a cabo, poderá ser feita também pelas redes sem fio.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) fará, em novembro, o leilão das licenças de 3G. A expectativa é de que no segundo semestre de 2008 o Brasil já tenha a nova tecnologia. A Anatel quer que haja, em cada área a ser licitada, quatro operadoras de 3G e acredita que as maiores interessadas são as empresas que já atuam no País, entre elas Vivo, TIM, Claro, Oi e BrT GSM.

O presidente da TIM, Mario Cesar Pereira de Araujo, vê a terceira geração como uma solução para ampliar o acesso à banda larga no País, restrita hoje a 5,7 milhões de usuários. 'O governo fala em inclusão digital e a 3G pode permitir a competição na banda larga, levando o acesso onde a telefonia fixa não chega', afirmou. A tecnologia de terceira geração vai permitir também a conexão à internet sem fio pelo laptop ou pelo computador de mesa. As informações são de O Estado de S. Paulo .




Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/216579/visualizar/