Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 14 de Julho de 2007 às 20:41

    Imprimir


O número de crianças menores de cinco anos mortas por pneumonia em conseqüência da onda de frio no Peru aumentou para 67 nos últimos três meses, informou hoje o ministro da Saúde, Carlos Vallejos.

Segundo Vallejos, as mortes aconteceram entre 15 de abril e 11 de julho nas regiões andinas de Cuzco, Arequipa, Puno, Junín, Apurímac, Huancavelica, Pasco e Ayacucho, onde foi declarado estado de emergência devido ao frio intenso.

O ministro confirmou que 1.850 profissionais de saúde serão enviados em agosto às zonas rurais do país, onde são registrados os maiores índices de doenças respiratórias pela distância dos hospitais e postos médicos.

O Serviço Nacional de Meteorologia e Hidrologia do Peru (Senamhi) afirmou que as temperaturas continuarão caindo, principalmente nas zonas alto-andinas onde chegará a 22 graus abaixo de zero.

Uma fonte do Senamhi explicou ao programa Mesa Central, do canal estatal "Televisão Nacional", que o frio se intensificará durante a primeira semana de agosto e que em localidades como Mazocruz, na região de Puno, as temperaturas poderão chegar também a 22 graus abaixo de zero.

Em Mazocruz, próxima à fronteira com a Bolívia, a temperatura já chegou a 20 graus negativos neste inverno, o que motivou uma campanha nacional de solidariedade para abrigar seus habitantes.

Segundo o Senamhi, a temperatura em Lima, capital do país e situada no litoral, cairá para os 13 graus neste fim de semana.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/216601/visualizar/