Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 13 de Julho de 2007 às 18:29

    Imprimir


G1- O governo e os empresários da pecuária de corte são unânimes em dizer que as denúncias de grupos de lobistas da Irlanda e Reino Unido à União Européia (UE) contra a carne brasileira são "inconsistentes e sem fundamentos".

"O Brasil tem o maior e melhor parque industrial do mundo e não aceitará acusações sem fundamento", afirma o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Inácio Afonso Kroetz.

A maior reclamação tanto do governo quanto do setor privado é de que o relatório apresentado à Comissão Européia é fruto de uma visita clandestina ao país. "Não houve comunicado oficial e nem sabemos quais propriedades o grupo afirma ter visitado", diz Kroetz. "O Parlamento Europeu é uma entidade séria, que leva em consideração o que tem fundamento. Eles (europeus) sabem que a conduta para investigar um país tem que ser oficial", afirma.

Boas práticasPara o secretário, as auditorias oficiais são positivas porque o país recebe novo certificado de boas práticas de produção. "Nós não estamos afirmando que não temos nenhum problema, mas sim que queremos sanar as deficiências. Por isso, aceitamos e somos investigados oficialmente, porque somos parceiros, por um tratado bilateral com a União Européia, para mostrar que nosso produto é seguro", diz Kroetz.

Diante deste cenário, o governo brasileiro, em iniciativa inédita, irá realizar seminário com técnicos europeus para avaliar, do ponto de vista científico, formas de harmonizar procedimentos que assegurem o baixo risco sanitário da carne produzida no país.




Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/216745/visualizar/