Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Quinta - 12 de Julho de 2007 às 22:24

    Imprimir


Um códice pré-hispânico do ano de 1542, que relata acontecimentos reveladores sobre aquela época, foi recuperado após permanecer 15 anos desaparecido e entregue hoje para um museu do estado de Veracruz, no Golfo do México. O documento é um dos dois Códices de Chiconquiaco, que relatam fatos da época pré-hispânica e os primeiros anos da Colônia.

O subprocurador de Justiça de Veracruz, Marco Antonio Aguilar, informou que o código foi entregue de forma anônima ao agente do Ministério Público que investigava seu desaparecimento.

Aguilar disse que a Procuradoria de Justiça investiga um ex-síndico do Prefeitura de Chiconquiaco, que se acredita tinha o documento em seu poder e cuja identidade não foi revelada.

O governador de Veracruz, Fidel Herrera Beltrán, explicou que investigadores do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) verificaram que o manuscrito era o original, antes de ser entregue hoje em um ato público ao Museu de Antropologia da Universidade Veracruzana.

O manuscrito permite uma aproximação às origens míticas dos totonacas, povo indígena que se desenvolveu no centro de Veracruz durante o período clássico e pós-clássico da América Central.

O documento mede 53 cm por 66 cm, é de papel amate (árvore da família das moráceas abundante nas regiões quentes do México) e estava dividido em quatro retângulos irregulares.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/216876/visualizar/