Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 11 de Julho de 2007 às 07:11

    Imprimir


Com apoio tímido do próprio governo Blairo Maggi, a Assembléia aprovou a proposta de criação de CPI para investigar supostas irregularidades na secretaria de Meio Ambiente, a primeira da atual administração. Onze deputados aprovaram o requerimento apresentado pelo primeiro-secretário da Mesa Diretora, José Riva (PP). Como as 11 assinaturas, não foi necessário levar o pedido à votação em plenário. O Palácio Paiaguás entende que não sairá enfraquecido das investigações ao expor o setor ambiental. Acha, inclusive, que a picada do escorpião pode ser menos dolorida do que se imagina.

A maior reclamação sobre a Sema, comandada por Luis Henrique Daldegan, diz respeito à morosidade nos processos de licenciamento e, agora, para piorar, com denúncias de irregularidades envolvendo alguns servidores. Antes de votar e aprovar a CPI, os parlamentares estiveram reunidos com Maggi, no Palácio Paiaguás. Obtiveram do governador aval para tomar a decisão que quissesse.

Nada menos que 15 mil processos tramitam na Sema, dos quais cerca de cinco mil são sobre manejo sustentado. Trata-se de autorização para extração de madeira. Em muitos casos, a liberação demora hoje mais de dois anos.

A Assembléia aprovou a CPI motivada mais por pressão externa, principalmente dos madeireiros do Nortão. O setor vive crise e sob tensão, já que muitos empresários já foram presos por envolvimento em esquemas de extração e exploração ilegal de madeira. A CPI terá 180 dias para apresentar relatório e soluções com vistas a pôr fim a esses impasses.

Muitos acreditam que com a CPI quem se fortalecerá será o secretário Daldegan, que passaria a ganhar maior autonomia para tomar as medidas administrativas que vem planejando desde o final do ano passado, quando assumiu o comando da pasta do Meio Ambiente.

Os 11 deputados que assinaram o requerimento para instaurar CPI foram: José Riva (PP)

Dilceu Dal Bosco (DEM)

Mauro Savi (PR)

Walter Rabello (PMDB)

Campos Neto (PP)

Percival Muniz (PPS)

Zé Domingos (DEM)

Zé Carlos do Pátio (PMDB)

Wallace Guimarães (DEM)

Maksuês Leite (PP)

Carlos Avalone (PSDB)





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/217261/visualizar/