Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 10 de Julho de 2007 às 08:52

    Imprimir


Um remédio que ajuda a parar de fumar, o Champix, também poderia tratar o alcoolismo, segundo um estudo publicado nesta segunda-feira (9) por pesquisadores na revista da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, a PNAS.

Os cientistas da Universidade da Califórnia testaram o impacto da vareneclina, o princípio ativo do Champix, em ratos de laboratório que tinham recebido altas doses de álcool durante longo período.

Os autores do estudo notaram que o consumo excessivo de álcool e cigarros está associado e que 85% dos alcóolicos também fumam. Partiram do princípio de que alguns neuroreceptores têm participação na dependência a estas substâncias. A vareniclina reduz as necessidades atuando diretamente sobre alguns receptores no cérebro com o medicamento se fixando neles no lugar da nicotina.

Os pesquisadores quiseram ver se o tratamento poderia atuar da mesma maneira para o álcool. Administraram, então, quantidades importantes de álcool a ratos durante mais de cinco meses e, em seguida, lhes deram vareniclina. Depois de um tempo, os ratos mostraram um menor interesse pelo álcool. No final do tratamento, o nível de seu consumo foi menor do que antes de ele ter começado.

Estes resultados "sugerem que a vareniclina poderia ser utilizada como tratamento terapêutico para reduzir o consumo de álcool entre os dependentes", indicaram os autores do estudo.

A vareniclina é comercializada pelo laboratório farmacêutico Pfizer. A droga foi aprovada em maio de 2006 nos Estados Unidos e três meses depois na Europa. Nos Estados Unidos, o remédio é comercializado sob o nome de Chantix.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://reporternews.com.br/noticia/217424/visualizar/