Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 09 de Julho de 2007 às 18:43

    Imprimir


O primeiro-ministro polonês, Jaroslaw Kaczynski, admitiu nesta segunda-feira a possibilidade de convocar eleições antecipadas na Polônia, após a destituição de seu vice-premier, o populista Andrzej Lepper, devido a um escândalo de corrupção.

"Se não há um governo majoritário, as eleições antecipadas são a única solução. A agressividade da oposição torna impossível um governo minoritário", declarou Kaczynski, citado pela agência PAP.

O partido Samoobrona, de Lepper, aliado do conservador Direito e Justiça, de Kaczynski, decidiu hoje abandonar a coalizão governamental, após a destituição de Lepper, vice-premier e ministro da Agricultura.

Lepper foi retirado do governo pelo presidente Lech Kaczynski, a pedido de seu irmão gêmeo, o premier Jaroslaw Kaczynski.

"A decisão obedece à revelação de fatos relacionados com as operações do Bureau Nacional Anticorrupção, sobre um caso de corrupção em grande escala", explicou um porta-voz do governo.

Em uma entrevista coletiva realizada na noite de hoje, Jaroslaw Kaczynski também anunciou a destituição do ministro dos Esportes, Tomasz Lipiec, membro do partido de extrema direita Liga das Famílias Polonesas (LPR), aliado do Direito e Justiça.

"Há importantes indícios de que Andrzej Lepper e Tomasz Lipiec estão envolvidos em atividades criminosas", disse Jaroslaw Kaczynski.

Jaroslaw Kaczynski já tinha destituído Lepper em outra ocasião, em meio a disputas sobre o orçamento, mas foi obrigado a readmiti-lo em outubro passado, para acabar com a crise e evitar eleições antecipadas na Polônia.

"Se (o partido) Samoobrona não revir sua decisão, teremos eleições antecipadas, possivelmente no outono (boreal)", admitiu o primeiro-ministro.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/217525/visualizar/