Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Domingo - 08 de Julho de 2007 às 12:22

    Imprimir


O Hemocentro lança campanha de doação de sangue, nesta segunda-feira (9), com o enfoque voltado para os Jogos Pan Americanos. A campanha, que terá o slogan "Seja um campeão, Doe Sangue", prossegue até o próximo sábado (14).

A campanha terá uma extensa programação voltada para a conscientização da doação de sangue. A equipe do Hemocentro ficará a disposição com a unidade móvel estacionada em diversos pontos da capital para melhor atender e conseguir o maior número de doadores.

A semana de doações inicia na segunda-feira, na Praça da República, no Centro de Cuiabá, a partir das 8h até as 17h. Já na terça-feira (10), a unidade móvel ficará estacionada em frente à empresa Açofer, localizada no Distrito Industrial, em período integral. A programação para os dias 11 e 12 de julho, as coletas serão feitas novamente na Praça da República, a partir das 8h até as 17h.

Na sexta-feira (13), o ônibus do Hemocentro estará a disposição da população na Escola Municipal Maria Antônia, em Várzea Grande, até as 17h. No encerramento da campanha, no sábado (14), as doações retornam para a Praça da República, onde a equipe da unidade receberá as doações até o meio dia.

"As campanhas se concentram em lugares que concentram grande número de pessoas como forma de chamar a atenção da população para dar início à prática da doação de sangue", destacou a diretora geral do MT- Hemocentro, Eliana Rabane.

Além desses locais, as doações de sangue poderão ser feitas no próprio MT Hemocentro (à rua Treze de Junho, 1.055, no Porto). A unidade fica aberta para receber doadores das 7h30 às 17h. Aos sábados, o horário é das 7h30 ao meio dia.

Com mais esta campanha, o MT-Hemocentro espera aumentar o número de doadores fidelizados, ou seja, aqueles que doam sangue com freqüência, respeitando o intervalo de três meses para as mulheres e dois meses para os homens em cada doação. Como brinde estará sendo entregue aos doadores uma camiseta com o tema da Campanha "Seja um campeão, doe sangue".

Doação de sangue

O doador de sangue deverá ser voluntário, estar com boa saúde, bem alimentado e descansado. O interessado precisa pesar mais de 50 kg, ter entre 18 e 65 anos, evitar ingerir alimentos gordurosos durante o período de pelo menos quatro horas antes da doação, não apresentar nenhum tipo de doenças, inclusive gripe e resfriado, hepatite, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e não tenha feito nenhuma cirurgia num período anterior há um ano.

Doar sangue não engorda, não emagrece, não faz mal e as seringas são descartáveis. Cada bolsa salva em média de três a quatro vidas. E a doação também pode ser feita na sede do MT - Hemocentro, que fica na Rua 13 de Junho, nº. 1.055, centro da Capital, e no Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC), no horário das 7h30 às 17h30.

Todo doador voluntário recebe, em sua residência, os resultados dos exames realizados para a correta utilização do sangue. Os exames definem se o sangue da pessoa está livre de contaminação por vírus HIV, HTLV 1 e 2 (um primo da Aids sexualmente transmitido), do hepatite A,B e C, da doença de chagas, do sífilis e ainda a definição de sua tipagem sangüínea.





Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/217760/visualizar/