Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Domingo - 08 de Julho de 2007 às 09:44

    Imprimir


Nesta segunda-feira (9), o Centro de Controle de Zoonoses de Cuiabá vai realizar uma ação educativa sobre os riscos que os pombos oferecem à saúde das pessoas. Uma equipe de 10 pessoas, incluindo agentes de saúde e biólogos, estará na praça principal do bairro Coophamil dando orientações sobre doenças relacionadas aos pombos. A ação vai acontecer das 8h às 11h e das 14h às 17h.

De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses, os pombos podem transmitir doenças como a criptococose, histoplasmose, salmonelose e dermatites. Além disso, os pombos também causam outros problemas como o entupimento de calhas, danos a monumentos históricos, antenas de TV e pintura de carros e contaminação de grãos. RMT ONLINE - VC Colou

Saiba mais sobre as doenças causadas por pombos:

Criptococose - micose profunda. Os sintomas são febre, tosse, dor torácica, podendo ocorrer também dor de cabeça, sonolência, rigidez da nuca, acuidade visual diminuída, agitação e confusão mental. São transmitidas através da inalação de poeira contendo fezes de pombos contaminadas.

Histoplasmose - micose profunda. Os sintomas que podem ocorrer variam desde uma infecção assintomática até febre, dor torácica, tosse, mal estar geral, debilidade e anemia.

Salmonelose - doença infecciosa aguda. Alguns dos sintomas são febre, diarréia, vômitos, dor abdominal. É transmitida através da ingestão de alimentos contaminados com fezes de pombos contendo o agente etiológico.

Dermatites - são provocadas pela presença de ácaros na pele, provenientes das aves ou de seus ninhos. Na limpeza de parques, praças, forros, calhas ou qualquer outro local que apresente fezes, restos de ninhos, ovos e penas, devem ser usados sempre luvas e máscara ou pano úmido sobre o nariz e a boca. Nunca remover a sujeira a seco, para evitar a inalação de poeira. Proteja sempre os alimentos do acesso das aves.





Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/217778/visualizar/