Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 06 de Julho de 2007 às 20:53

    Imprimir


Jerusalém - Um funcionário do governo israelense está negociando a libertação do soldado Guilad Shalit - que está há um ano em poder de militantes ligados ao Hamas - e já se reuniu em duas ocasiões nas últimas semanas com líderes do grupo radical palestino presos em Israel, disse um advogado ligado às conversações. O enviado, Ofer Dekel, reuniu-se dez dias atrás com cinco membros do Qassam, braço armado do Hamas, na prisão de Hadarim (no norte de Israel), disse o advogado, que representa um dos detidos e pediu para não ser identificado.

Miri Eisin, porta-voz do primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, não quis fazer comentários sobre a possível negociação com o Hamas - grupo que prega a destruição do Estado judeu. Dekel informou aos presos do Hamas que houve progressos nas negociações para a libertação de Shalit. O soldado foi capturado em junho de 2006 por militantes ligados ao Hamas que se infiltraram em Israel através de túneis escavados sob a fronteira com a Faixa de Gaza. O Hamas exige que centenas de seus militantes que estão em prisões israelenses sejam soltos em troca da libertação de Shalit. Mas Israel tem rejeitado a exigência.

Segundo o advogado, Dekel disse aos cinco militantes - que cumprem prisão perpétua - que alguns membros do Hamas poderão voltar em breve a suas casas, mas outros terão de ir para o exílio se o acordo for fechado. No início da semana, o Hamas obteve a libertação do jornalista da BBC Alan Johnston, que tinha sido seqüestrado em 12 de março em Gaza por um grupo extremista.





Fonte: AE-AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/217982/visualizar/