Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 03 de Julho de 2007 às 13:06

    Imprimir


A defensora pública-geral de Mato Grosso, Karol Rotini, foi eleita vice-presidente do Conselho Nacional de Defensores Públicos Gerais (Condege). O mandato é de dois anos e a posse aconteceu na sexta-feira, dia 29 de junho, imediatamente após a eleição, que foi realizada em Belo Horizonte (MG). A chapa União na Construção, da qual Karol faz parte, é encabeçada pela defensora pública-geral de São Paulo, Cristina Guelfi Gonçalves.

A chapa vencedora recebeu 10 votos. Outros seis foram dados à chapa adversária, Renovação e Trabalho. Dois dos presentes se abstiveram. A vice-presidência do Condege é o segundo cargo de destaque nacional assumido por Karol Rotini. Ela também é representante desta entidade junto ao Conselho Diretivo do Bloco dos Defensores Públicos do Mercosul (BLO.DE.PM).

O Condege tem como uma de suas funções principais fazer trabalho permanente de coordenação e articulação dos interesses comuns das Defensorias Públicas do país. Também deve formular e propor aos governos federal e estaduais a política institucional das Defensorias. Dos 27 estados do Brasil, apenas Santa Catarina não tem até hoje Defensoria Pública. Goiás tem a lei de criação do órgão, mas ainda não existe quadro funcional, o contrário do que acontece no Paraná, que tem o quadro formado, mas não tem a lei de criação da instituição.

Entre as propostas da chapa União na Construção, segundo Karol Rotini, está a elaboração de um diagnóstico detalhado sobre os principais problemas enfrentados pelos dirigentes das Defensorias no país. A partir desse levantamento, o Condege promoverá articulações políticas junto aos poderes locais na busca de soluções.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/218656/visualizar/