Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 27 de Junho de 2007 às 08:30

    Imprimir


Apesar de ser ainda considerado um “tabu” para muitos, o sexo durante a gravidez não apenas não tem contra-indicação, como faz bem para o bebê. “A prática do sexo é positiva tanto para o feto quanto para a preparação da mãe para o parto”, disse ao G1 o ginecologista e obstetra José Bento, dos hospitais São Luiz e Albert Einstein, de São Paulo.

Bento fala do assunto em um DVD lançado pela Paramount sobre a gestação, o primeiro do gênero a ser disponibilizado no país, o “Minha gravidez”. Além dele, a distribuidora também traz o disco “Meu bebê”, que fala dos primeiros momentos do filho, feito especialmente para mães de primeira viagem.

O médico explica que o feto, na barriga da mãe, consegue sentir efeitos positivos da prática do sexo, mas não entende muito bem o que está ocorrendo. Por isso, não há nenhuma necessidade de se preocupar com um possível “trauma” para a criança antes de nascer. “Ele não tem percepção do que acontece, mas se sente muito bem”, garante Bento.

Segundo o obstetra, o ato sexual promove uma vascularização na região pélvica da mulher. Com isso, o bebê recebe mais sangue e tem uma sensação boa e prazerosa. “Além disso, depois que a mãe tem um orgasmo, há uma intensa liberação de endorfinas, que passam pelo cordão umbilical para o feto, dando sensação de prazer”, diz ele.

“Não há contra-indicação para o sexo durante a gravidez. Na verdade, só há indicações. Mães que praticam sexo têm bebês mais seguros, mais tranqüilos e mais felizes”, explica o médico. “Além disso, durante os últimos meses da gestação, o sexo ajuda a mãe a se preparar para o parto, porque promove a contração uterina. É como se ela fizesse um exercício para tornar o nascimento do filho mais fácil”, afirma.

De acordo com o médico, o sexo só não deve ser praticado durante a gestação se houver algum problema, como placenta baixa, sangramentos ou risco de aborto. Nesses casos, o obstetra orienta a mãe para evitar a prática. No mais, em gestações saudáveis, o sexo é para lá de bem vindo.

Lançamentos

Os filmes lançados pela Paramount se destacam por trazerem não apenas orientações de médicos como José Bento, mas também depoimentos de mães em diferentes estágios da gravidez e da criação de seus filhos.

O primeiro, “Minha gravidez”, aborda a gestação de “doze meses”, englobando dicas para o que fazer durante os três meses antes da gravidez, quando os casais ainda estão na fase de planejamento do filho.

O outro, “Meu bebê”, explica com linguagem bastante simples e didática coisas essenciais para mães iniciantes, como a melhor forma de segurar a criança na hora de amamentar, os cuidados com o umbigo e como descobrir as causas do choro do neném.

O preço sugerido pela distribuidora para cada um dos discos é de R$ 39,90.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/219570/visualizar/