Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 26 de Junho de 2007 às 23:35

    Imprimir


Manifestantes contrários ao desvio das águas do rio São Francisco invadiram hoje uma área em Cabrobó (PE), onde o Exército começou as obras de transposição, para pedir a revogação do projeto. O Ministério da Integração Nacional informou que as obras vão continuar independentemente da manifestação e já pediu a reintegração de posse das terras.

Os manifestantes reivindicam a imediata suspensão da obra de transposição (iniciada no dia 5 de junho), a entrega de parte das terras ao povo indígena trucá e obras para o aproveitamento do período chuvoso do semi-árido.

De acordo com os organizadores da manifestação, cerca de 1.200 pessoas ligadas a movimentos sociais, sindicatos e comunidades tradicionais, como indígenas e quilombolas, de seis Estados, chegaram à cidade pernambucana em 20 ônibus e carros particulares por volta das 2h de hoje.

O grupo ergueu barracas de lona plástica, que formaram um grande círculo no canteiro de obras, a cem metros da margem do rio São Francisco, próximo ao km 29 da BR-428.

De acordo com a CPT (Companhia Pastoral da Terra), a área onde foi montado o acampamento integra três fazendas desapropriadas pelo governo federal. Não houve confronto durante a invasão --os militares do Exército estavam do lado de fora da fazenda e só apareceram mais tarde ao local para retirar dois tratores. A Polícia Militar só acompanhou o ato.

Os manifestantes pretendem ficar na área por tempo indeterminado.

Na área invadida está sendo feita a medição topográfica que antecede o início da construção do primeiro dos dois canais que vão desviar parte das águas do rio por centenas de quilômetros, para os Estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.

Acampamento

No portão de entrada da fazenda Mãe Rosa, que integra a área desapropriada pela União, de dez a 15 invasores formam uma equipe de vigilância que solicita a identificação das pessoas. O acesso ao local é restrito e a placa de todos os veículos que entram na fazenda é anotada. Os acampados receberam uma pulseira verde de papel, que serve para o livre trânsito na área. Apenas as lideranças são orientadas a falar.

Uma grande cozinha foi montada no acampamento e longas filas se formam na hora das refeições. Todas as instruções são passadas por um carro de som.

No início da noite, índios da etnia trucá dançaram e cantaram ao redor de uma fogueira com trajes típicos. Lideranças dos trucá reivindicam terras que foram desapropriadas.

"Essa é uma área indígena desde 1645. Historicamente, meu povo sempre viveu aqui", disse o cacique dos trucá Aurivan dos Santos Barros, 34, da tribo na ilha de Assunção (PE).

Os manifestantes divulgaram hoje o manifesto "O Nordeste é viável sem transposição e com ética na política" para expor as reivindicações do grupo.

Outro lado

"Nós queremos um diálogo, sim, mas o governo, pelo menos na minha área, não pode ficar refém absolutamente de ninguém. Não se pode começar um diálogo com um 'exigimos que pare a obra'", disse o ministro Geddel Vieira Lima. O Ministério da Integração Nacional enviou um interlocutor para Cabrobó.





Fonte: Agência Folha

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/219605/visualizar/