Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 26 de Junho de 2007 às 22:30

    Imprimir


VARSÓVIA - Caso o projeto de instalação da base de escudo antimísseis americana em solo polonês se concretize, os EUA devem aceitar a assinatura de um acordo especial de segurança com a Polônia, declarou nesta terça-feira, 26, o vice-ministro de Assuntos Exteriores polonês, Witold Waszczykowski.

Após as conversas que manteve em Varsóvia com John Rood, secretário assistente para Assuntos de Segurança e Proliferação no Departamento de Estado americano, Waszczykowski informou que Washington está disposto a fechar com a Polônia acordos sobre uma colaboração mais estreita na esfera militar e política.

De acordo com Waszczykowski, os EUA também aceitaram que a Polônia participe da tomada de decisões sobre o lançamento dos mísseis para interceptar os foguetes inimigos, o que representa uma influência direta dos poloneses sobre o espaço protegido pela base.

"Poderemos assinar um ou mais acordos para colaboração política e pensamos na criação de instituições responsáveis pelo acompanhamento permanente da situação internacional, para definirir os perigos existentes e elaborar as respostas mais adequadas a essas ameaças", disse Waszczykowski.

O vice-ministro polonês destacou que os americanos responderam positivamente à proposta da Polônia de estabelecer uma troca de informação facilitada pelos serviços de inteligência.

Os americanos "nos confirmaram hoje que receberemos a informação recompilada pelos radares instalados na base da República Checa. Trata-se de acordos muito importantes porque transformam a Polônia num grande parceiro dos Estados Unidos na defesa de ataques com mísseis", afirmou Waszczykowski.

O que ainda não está certo é qual será o nível dos acordos em questão, se terão a categoria de pactos internacionais ou somente de declarações políticas.

Waszczykowski disse que todos os detalhes serão estipulados em Varsóvia no final de julho ou início de agosto, quando uma equipe de negociadores americanos chegará à capital polonesa para a próxima rodada de negociações.

Na opinião do vice-ministro polonês, o acordo definitivo sobre a instalação da base de escudo antimísseis em seu país será fechado em setembro.

O projeto prevê que a instalação de uma base com dez silos, dotados de mísseis capazes de interceptar e destruir foguetes que poderiam ser lançados pelo Irã e pela Coréia do Norte contra os territórios americano e europeu.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/219611/visualizar/