Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 26 de Junho de 2007 às 20:32

    Imprimir


A Fundação Hospital Municipal de Canelinha (67 km de Florianópolis) e uma médica da instituição foram condenados pela Justiça de Santa Catarina a pagar R$ 95 mil de indenização aos pais de um menino que morreu de insuficiência respiratória causada por excesso de medicamento.

A morte foi em janeiro de 2003. De acordo com o Tribunal de Justiça catarinense, a criança, de oito anos, reclamava de dores após sofrer um corte na mão esquerda e foi levada ao hospital.

A médica que o atendeu determinou a aplicação de analgésico intramuscular para a dor. O medicamento não teve efeito e a médica determinou, então, a aplicação de solução de Dolantina (nome comercial da meperidina, substância sintética com efeitos semelhantes à morfina), por injeção intramuscular.

A meperidina, que age no sistema nervoso central e atinge o funcionamento involuntário de órgãos como pulmão e coração, é recomendado para doentes terminais e para tratar de dores crônicas e severas.

Antes do término da aplicação, o menino sofreu um choque anafilático (reação alérgica ao medicamento) e morreu. A necropsia constatou que a morte ocorreu em razão de insuficiência respiratória aguda por excesso de medicamento.

Em primeira instância, o hospital e a médica foram condenados a pagar R$ 190 mil por danos morais aos pais da criança, mas a 3ª Câmara de Direito Civil do TJ-SC reduziu o valor da indenização.

Segundo o tribunal, a médica alegou que responde processo criminal ainda não transitado em julgado e que não poderia ser condenada ao pagamento. Já o hospital alegou que não teve participação no incidente. Procurada, a direção do hospital não se pronunciou nesta terça-feira.




Fonte: Agência Folha

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/219624/visualizar/