Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 26 de Junho de 2007 às 17:09

    Imprimir


Uma pesquisa realizada na Grã-Bretanha indica que a maioria dos britânicos (mais de 60%) já cometeram pequenos crimes.

A pesquisa dos cientistas Susanne Karstedt e Stephen Farrall examinou 1.807 adultos da Inglaterra e do País de Gales e descobriu que 61% deles admitiram já ter cometido algum crime menor.

Os participantes do estudo responderam a um questionário com uma lista de dez "pequenos crimes", incluindo pagamentos em dinheiro vivo para evitar impostos, embolsar objetos do trabalho e exagerar em pedidos de indenização a seguradoras.

Apesar das confissões, apenas 3% dos britânicos admitiram crimes mais graves como fraudes de previdência social, mas um terço dos pesquisados confessa não ter devolvido dinheiro ao receber troco a mais.

O estudo conclui que o crime não é apenas uma atividade marginal – e que não existe a chamada "maioria respeitadora da lei".

A respeitável classe média britânica, de acordo com a pesquisa de Karstedt e Farrall, é "uma agitada massa de comportamento moralmente questionável e abertamente criminoso".

'Corrupção moral'

Para Michael Northcott, professor de Ética da Universidade de Edinburgh, o resultado do estudo evidencia a corrupção moral da sociedade britânica.

"Não me surpreende que esses crimes sejam comuns na classe média. Já deveríamos saber que ter mais dinheiro não é garantia de mais moral", disse Northcott.

De acordo com o professor, os crimes citados pelo estudo têm, na sua maioria, o objetivo de gastar menos dinheiro. "E é isso que faz a classe média ser classe média", afirma.

Para Northcott, no caso da evasão fiscal, a justificativa moral para o crime estaria na falta de confiança da população na capacidade de investir bem o dinheiro recolhido.

Ele lembra que a ex-primeira-ministra Margaret Thatcher chegou a afirmar que o Estado trabalha mal, e Tony Blair manteve o discurso.

No entanto, Northcott concorda com os autores do estudo, que dizem que os resultados indicam uma queda nos padrões morais da sociedade.

"É inquestionável que há mais crimes oportunistas. Acho que o que está por trás disso é uma queda na fé em Deus e uma cultura de hedonismo, auto-satisfação e materialismo."





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/219674/visualizar/