Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 26 de Junho de 2007 às 08:57

    Imprimir


O Brasil viveu na segunda-feira um dia próprio do filme Apertem os Cintos – O Piloto Sumiu, com os aeroportos do país fora de controle, segundo afirma reportagem publicada nesta terça-feira pelo diário argentino La Nación.

“Enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ordenava à força aérea que pusesse ‘a casa em ordem’ e dobrasse os controladores de vôo insubordinados, o aeroporto do Rio de Janeiro ficou paralisado por um tiroteio entre traficantes, e em São Paulo dois aviões chocaram suas asas quando estavam em terra”, relata a reportagem.

O jornal observa que “o sistema de aviação civil do Brasil vive uma situação caótica há nove meses, com atrasos e cancelamentos de vôos devido a exigências sindicais dos controladores – sob supervisão militar – e falhas técnicas em radares, computadores e sistemas de comunicação”.

A reportagem relata que, em seu programa semanal de rádio, Café com o presidente, Lula disse ter ordenado ao comando da aeronáutica “colocar a casa em ordem” e que o sistema de aviação civil brasileiro é “seguro”.

“Mas enquanto as palavras de Lula eram emitidas pelo rádio, os dois principais aeroportos do país viviam sua própria realidade”, afirma o jornal.

Outros destaques da imprensa internacional

“Corrupción nao tem fim”. Assim, misturando espanhol e português, o jornal argentino Página/12 relata nesta terça-feira o novo capítulo nos escândalos de corrupção no Brasil, com as acusações contra o senador Joaquim Roriz, ex-governador de Brasília.

“Correligionário de outro parlamentar acusado de corrupção, Renan Calheiros, presidente do Senado, Roriz também pode ser processado por violação da ética parlamentar”, comenta o jornal.

A reportagem afirma que “a julgar pelos indícios disponíveis, a situação de Roriz é mais comprometida que a de Calheiros, que na semana passada não conseguiu que seus pares o absolvessem”.

“Roriz foi pego por escutas policiais quando negociava com um cúmplice, o ex-presidente do Banco Regional de Brasília Tarcísio Franklin de Moura, atualmente em liberdade condicional, a divisão de US$ 1,1 milhão de origem desconhecida”, relata o jornal.

Para a reportagem, o novo escândalo não afeta diretamente o presidente Lula, mas estremece a articulação do governo no Congresso, já que tanto Calheiros quanto Roriz pertencem ao PMDB, principal partido aliado do presidente em seu segundo mandato.

“O PMDB, além disso, é o maior partido dentro do Congresso nacional. Isto significa que sua participação na base aliada de Lula é essencial para levar adiante a agenda legislativa do Palácio do Planalto”, afirma o jornal.

Temor nos mercados emergentes

Reportagem do diário financeiro The Wall Street Journal nesta terça-feira relata que o crescente rendimento dos bônus do Tesouro americana vêm provocando temores de que o fluxo de investimentos nos mercados emergentes possa sofrer uma pausa.

Segundo o jornal, a recente alta nos rendimentos dos bônus americanos “estremeceu os mercados emergentes, porque taxas mais altas podem encorajar os investidores dos Estados Unidos a trazer seu dinheiro para casa”.

Apesar disso, porém, a reportagem observa que “até agora, os mercados emergentes estão se sustentando surpreendentemente bem”.

Mas o jornal lembra que “historicamente, os momentos positivos para os mercados emergentes são interrompidos quando as taxas de juros nos Estados Unidos começam a subir rapidamente”.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/219761/visualizar/