Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Domingo - 21 de Abril de 2013 às 12:30
Por: ALECY ALVES

    Imprimir


Para uma parcela das pessoas que fazem uso de arma, entre as quais os policiais, transitar armada significa poder. Algumas até fazem questão de exibi-las como forma de deixar claro que estão em vantagem sobre os outros. 



Isso acontece independente dos ambientes frequentados. Há ainda, aquelas que mudam de comportamento a partir do momento que põem a arma na cintura. 



Pelo que se apurou, essas duas situações foram verificadas, por exemplo, no baile funk, no qual sete pessoas foram feridas, cinco delas por tiros e duas pisoteadas. Lá, conforme registrou a polícia, havia segurança, civis e policiais militares a paisana armados no salão da festa. 


No caso dos policiais militares, será que poderiam usar arma quando não estão trabalhando, que saem de casa para se divertir, por exemplo? 



O coronel Alexander Maia, corregedor geral da PM, diz que a legislação determina os tipos de armas que os policiais podem levar consigo, permitindo o uso nos diversos ambientes, desde que devidamente registrada e autorizada por documento emitido especificamente pelo comandante geral da corporação. 



O PM, conforme o decreto estadual 961/2012, editado pela PM e Corpo de Bombeiros, com base no Estatuto do Desarmamento, pode estar armado em qualquer ambiente, desde que não esteja fazendo uso de bebidas alcoólicas. 



Nas diversas situações, destaca o coronel Maia, o bom senso deveria prevalecer. Ou seja, se for para uma festa sabendo que vai beber com os amigos ou mesmo sair de casa com a família, o corregedor acha que o policial não deveria levar arma. 



Há uma série de implicações para aqueles que forem encontrados consumindo bebida ou em situação de embriagues portando arma, lembra. Independente de estar ou não bêbado, o policial cuja arma disparou acidentalmente por descuido ou vontade dele, sem atingir ninguém, o decreto prevê 120 dias de suspensão do porte. 



Já aquele que estiver de posse de arma bebendo ou embriagado, ficará sem a arma por um ano, além de responder administrativamente, podendo inclusive ser expulso. 



Maia reclama que é difícil identifica uso indevido ou esses tipos de abusos cometidos. O uso de arma como forma de demonstrar poder, intimidar alguém, explica, pode ser levado ao conhecimento da PM anonimamente pelo 080065-3939. 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/21982/visualizar/