Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 25 de Junho de 2007 às 18:50

    Imprimir


O CNPE (Conselho Nacional de Política Energética) aprovou, na reunião desta segunda-feira, a construção da usina nuclear de Angra 3. A construção demandará investimentos da ordem de R$ 7,2 bilhões em cinco anos e meio, além do R$ 1,5 bilhão já investido. A usina terá capacidade para gerar 1.369 MW.

De acordo com o presidente da ANP (Agência Nacional do Petróleo), Haroldo Lima, que participou da reunião, apenas o Ministério do Meio Ambiente votou contra a construção. Outros oito ministérios, entre eles o de Minas e Energia, foram favoráveis --os outros são Ciência e Tecnologia, Fazenda, Desenvolvimento, Agricultura, Planejamento, Casa Civil e Integração Nacional.

A decisão final, agora, é do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que já se mostrou favorável à construção. Segundo Lula, Angra 3 vai garantir energia a partir de 2012.

Recentemente, Lula elogiou a tecnologia brasileira no setor e disse que não há risco de acidentes. "É uma energia limpa. Não polui. Não emite CO2. Portanto, não contribui para o efeito estufa", disse ele. Lula ressaltou ainda que o Brasil precisa de energia para atrair investimentos e crescer.

O CNPE aprovou também a realização da 9ª rodada de licitação de blocos para exploração de gás e petróleo. De acordo com Lima, a definição dos blocos será feita nos próximos dias pela ANP e pelo Ministério de Minas e Energia. A licitação será na primeira semana de novembro.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/219841/visualizar/