Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 25 de Junho de 2007 às 18:23

    Imprimir


O TJ (Tribunal de Justiça) de São Paulo concedeu no último dia 19 (terça-feira) uma liminar que obriga a prefeitura da capital a sinalizar as ruas atingidas pelo pelo rodízio de veículos. Prefeitura alega que seriam necessárias 10 mil placas e que trabalho levaria meses.

De acordo com a decisão da 10ª Vara da Fazenda Publica, a prefeitura terá 30 dias, a partir do recebimento da determinação, para providenciar a sinalização nas vias abrangidas pela restrição.

O TJ alega que a sinalização está prevista no Código Nacional de Trânsito e no Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Uma ação civil pública foi movida pela Associação Nacional de Trânsito.

Caso a decisão não seja cumprida, segundo o TJ, será aplicada multa de R$ 10 mil por dia.

O rodízio de veículos em São Paulo restringe a circulação no chamado centro expandido da cidade durante os horários de pico --das 7h às 10h e das 17h às 20h--, por dia da semana, de acordo com o fim da placa do carro.

Outro lado

Por meio de nota, a prefeitura informou que irá recorrer de liminar. De acordo com a nota, o atendimento à decisão obriga à instalação de, ao menos, 10 mil placas em 4.000 ruas do centro expandido, operação que demandaria alguns meses.

Conforme prevê a legislação, a prefeitura precisaria inclusive abrir licitação pública para a aquisição das placas. Tal operação exigiria investimentos estimados em cerca de R$ 50 milhões, de acordo com a nota.

A prefeitura esclarece que já existem placas de advertência sobre o rodízio em todos os pontos de chegada de rodovias e ressalta que o Ministério Público Estadual se manifestou contrário à concessão da liminar.




Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/219848/visualizar/