Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 24 de Junho de 2007 às 16:40

    Imprimir


BEIRUTE - Cinco espanhóis da força de paz das Nações Unidas foram mortos no sul do Líbano neste domingo, 24, em uma explosão provavelmente causada por um carro-bomba, informou a polícia.

A Força Interina da ONU no Líbano, confirmou a explosão, sem especificar o número de mortos e feridos. Este foi o primeiro ataque mortífero contra as forças da ONU desde sua ampliação após a guerra de meados do ano passado entre Israel e o movimento xiita Hezbollah.

Forças de segurança disseram que dois veículos blindados da ONU foram seriamente danificados na explosão. A bomba tinha sido colocada na estrada entre as cidades de Marjayoun e Khiyam, cerca de seis quilômetros ao norte da cidade israelense de Metulla. Moradores da área disseram que a munição que estava em um dos veículos foi detonada após a explosão.

Um porta-voz do grupo Fatah al-Islam, que há cinco semanas combate o Exército libanês em um campo de refugiados no norte do Líbano, acusou as Forças de bombardearem o campo em 2 de junho. Dias atrás, uma pequena bomba foi encontrada e desativada em Tiro, perto de um resort freqüentado pelos soldados das Forças de paz.

O Hezbollah denunciou o que qualificou de um ataque com o objetivo de desestabilizar o país. A milícia mantém boas relações com a organização desde que as forças de paz foram enviadas ao Líbano em 1978. A região fronteiriça está repleta de minas e munição abandonadas após a guerra entre Israel e o Hezbollah e conflitos anteriores.

O governo israelense lamentou a morte dos cinco soldados espanhóis da Força Interina das Nações Unidade no Líbano e ofereceu à Espanha a ajuda que for necessária para tratar os feridos.

Segundo o porta-voz de Ministério de Exteriores israelense, Mark Regev, funcionários do governo israelense "entraram em contato direto tanto com a ONU como com o governo espanhol e lhes ofereceram a ajuda que for necessária".

Cerca de 13 mil soldados das Forças, de mais de 30 países, com 15 mil soldados libaneses patrulham uma zona ao longo da fronteira entre o Líbano e Israel. A Espanha tem 1.100 soldados servindo no Líbano.





Fonte: Estadão

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/220027/visualizar/