Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Domingo - 24 de Junho de 2007 às 09:36

    Imprimir


Campo Novo do Parecis indicou para o revezamento da Tocha Rio 2007, no próximo dia 27, um indígena e nove alunos da rede municipal de ensino.

Nove estudantes, atletas camponovenses, foram escolhidos pelo CO-RIO para compor o revezamento, a partir de uma lista de 40 nomes indicados pelo município.

Campo Novo do Parecis é um dos onze municípios brasileiros a integrar uma rede mundial de 300 cidades contempladas com o Selo Internacional de Cidade Educadora, conferido pela Associação Internacional das Cidades Educadoras (Aice).

Entre os atletas, 2 são portadores de necessidades especiais. O décimo condutor será um indígena participante dos I Jogos Interculturais Indígenas de Mato Grosso, que será realizado em Campo Novo, no período de 27 a 30 deste mês.

Programação

A tocha Rio 2007 participa de atividades na cidade durante todo o dia. Uma cerimônia espiritual de acesso restrito - às margens do rio Sacre na aldeia 4 Cachoeiras -, abre a programação às 9 horas e 48 minutos, com o Ritual de Celebração do Fogo Ancestral Indígena para Recepção à Tocha Rio 2007.

O revezamento tem início às 16h30 com o estudante Adriano de Oliveira Costa de 21 anos. Portador de necessidades especiais, ele joga futebol de campo e é atleta da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Na seqüência, a tocha será conduzida por Anderson Ricardo dos Santos, 16 anos, do Atletismo; Joseilton Caetano dos Santos, 15 anos, jogador de Fut-sal; Suzana Azevedo dos Santos, 16 anos, e Jorlan dos Santos Brito, 19 anos, ambos do Atletismo; Paula Zordan, 17 anos, e Erlane Ferreira da Silva, 14 anos, jogadores de fut-sal; Rosimeri Lapinski Figueiredo, 16 anos, praticante do basquete, e Guilherme Ferreira Terres, 16 anos, que dribla as limitações de uma deficiência auditiva jogando futebol de campo.

O décimo condutor completa o revezamento de 4 quilômetros no Estádio Ari Tomazzelli, onde será realizada a solenidade de abertura dos I Jogos Interculturais Indígenas de Mato Grosso, na presença das duas tochas. O atleta índio é o único condutor cujo nome só será conhecido no dia do revezamento. "Vamos observar os sinais da natureza para escolher o nosso representante", argumenta Carlos Terena, Articulador Cultural do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena (ITC), que promove os jogos indígenas em parceria com a Prefeitura de Campo Novo do Parecis e Governo de Mato Grosso. Os jogos devem reunir cerca de 400 atletas índios de diversas etnias. Entre as modalidades esportivas do evento destacam-se o Hipipi (arco e flecha), Lutas Corporais, Jikunahati (cabeça-bol), Arremesso de Lança, Corrida de Tora e Natação de rio.

Mato Grosso é um dos maiores celeiros de diversidade cultural indígena do País e das Américas. O Estado tem cerca de 25 mil índios de 42 etnias, entre elas a etnia Paresi que participa do ritual de recepção à tocha pan-americana. Campo Novo do Parecis tem 18 anos e população aproximada de 25 mil habitantes (IBGE 2005). Tendo a soja como carro-chefe, a base da economia no município é o agronegócio. No turismo, destacam-se a Ponte de Pedra, e as cachoeiras Salto Belo e Utiariti, além do intercâmbio cultural com as comunidades indígenas locais.





Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/220074/visualizar/