Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 23 de Junho de 2007 às 23:09

    Imprimir


O excesso de peso em pessoas com diabetes tipo 1 pode ser vantajoso na prevenção de doenças coronárias, revelou um estudo divulgado hoje na reunião anual da Associação para o Diabetes dos Estados Unidos, em Chicago.

Segundo cientistas da Universidade de Pittsburgh, esta relação entre a calcificação arterial coronária e a gordura corporal se manifesta com maior clareza em mulheres.

As complicações cardiovasculares são a principal causa de morte em pessoas com diabetes, que, em comparação com os não-diabéticos, sofrem o problema muitos anos antes.

"Ganhar peso pode refletir um bom ou melhor tratamento com o tratamento de insulina, o que explicaria por que os participantes que ganharam peso com o tempo registraram uma menor taxa de mortalidade", afirmou Trevor Orchard, professor de epidemiologia da Escola de Saúde Pública da Universidade de Pittsburgh.

Participaram do estudo 315 pacientes de diabetes tipo 1, que foram pesados e submetidos a uma tomografia para verificar sua calcificação arterial coronária.

O estudo confirmou que existe uma relação entre a massa corporal excessiva e a calcificação.

No entanto, esta relação se reverteu em mais de dois terços dos pacientes de tal modo que, quanto maior era a gordura, menos grave era a calcificação.

Por outro lado, as mulheres mais magras mostraram uma maior evidência de calcificação que aquelas com excesso de peso.

Segundo Baquiyah Conway, um dos autores do relatório, esta relação de menor calcificação e mais gordura se manteve ao se considerar fatores de risco cardiovasculares, como maiores níveis do colesterol ruim (LDL), triglicerídeos, pressão alta e menores níveis de colesterol bom (HDL).

"Isto não significa que devemos sugerir que as pessoas com diabetes tipo 1 ganhe peso, mas abre a possibilidade que as recomendações sobre o peso no diabetes tipo 1 sejam diferentes das que são feitas à população em geral", afirmou Orchard.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/220114/visualizar/