Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 22 de Junho de 2007 às 14:03

    Imprimir


A Feira de Saberes e Sabores apresentará a produção de agricultores familiares do norte de Mato Grosso. O evento será realizado na segunda e terça-feira (26), em Lucas do Rio Verde (356 quilômetros de Cuiabá).

Paralelamente, acontecerá o Seminário da Agricultura Familiar no Norte de MT. O Seminário será realizado no auditório do STR, na Rua Giruá 1196 E, Cidade Nova. Os debates acontecem das 08h às 15h30, e a Feira Saberes e Sabores estará aberta para visitação das 16h às 22h, com apresentações culturais como música, poesia e teatro.

De acordo com a coordenadora de projetos do sindicato de Lucas R. Verde, Epifânia Vuaden, a feira acontece para suprir as dificuldades de adaptação ao mercado, enfrentadas pelos agricultores e agricultoras.

"Queremos provocar a sociedade e o governo para olharem com mais carinho para os assentamentos. Este pessoal está produzindo, mas têm dificuldades de comercializar, por isso propusemos a feira", ressalta a coordenadora.

Entre os produtos dispostos na feira estarão: mel, melado, rapadura, castanha-do-Brasil, geléia, licor, frutas desidratadas, ervas medicinais, sabonetes, xampus, além de unidade demonstrativa de construção de cercas elétricas.

A estrutura da Feira já está sendo construída durante a Oficina de Bioconstrução. Todas as bancas são feitas em bambu, pelos próprios expositores da feira, mostrando uma técnica barata com material abundante em nossa região.

Os expositores são beneficiários dos Projetos de Alternativas ao Desmatamento e as Queimadas (PDA/PADEQ), do Ministério do Meio Ambiente (MMA) no Mato Grosso, ou associados a entidades filiadas a Rede Grupo de Trabalho Amazônico (GTA). Os projetos apoiados pelo PDA/PADEQ buscam alternativas econômicas sustentáveis para as propriedades rurais de assentados e assentadas.

A iniciativa é do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lucas do Rio Verde (STR LRV) e faz parte das atividades da Rede BR163+Xingu.

Para o evento estão previstas as participações do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Mutum, Associações PA Califórnia e Entre Rios, Instituto Padre João Peter, Instituto Ouro Verde (IOV), Instituto Centro de Vida (ICV), Ecocachimbo, Cooperagrepa e Grupo de Apoio e Proteção Ambiental (Gapa) e ISA.

Informações: (65) 3549 2629 / (65) 3549 1819





Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/220336/visualizar/