Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 21 de Junho de 2007 às 17:26

    Imprimir


Os pescadores de plantão têm duas opções neste final de semana. A primeira é Juara, a 709 quilômetros de Cuiabá, a segunda é Lambari do Oeste, a 339 quilômetros da Capital. Os dois municípios realizam etapas do Campeonato Estadual de Pesca (CEP), nos dias 23 e 24 de junho (sábado, domingo).

Juara carrega na origem de seu nome duas versões, tendo na primeira a história de que o nome surgiu a partir da junção dos nomes dos rios Juruena e Arinos, formando a palavra "Juarinos", que logo foi reduzida para Juara. Já a segunda versão diz que Juara vem da origem tupi, palavra usada pelas tribos amazônicas, cujo significado é "menina-moça", estará participando do 4° Campeonato de Estadual de Pesca (CEP), nesse final de semana.

A etapa será realizada no Balneário Lua Bela, no rio Arinos. Dentro dessa etapa Estadual, Juara realiza também o segundo Festival de Pesca, e carrega a expectativa de ter um número de participantes superior nesse evento comparado ao mesmo período do ano passado.

A novidade deste ano para a região é o 1° Pesc Mirim, com a realização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Lazer. O Pesc Mirim contará com premiações para os pequenos pescadores. E para o sábado à noite, está previsto o Lual da Pesca, que será realizado às margens do Rio Arinos.

Já a cidade de Lambari D’ Oeste já foi chamado de Gleba Cerejeira. A denominação Lambari D’ Oeste surgiu a partir do ano de 1956, através de um dos fundadores da região Luiz Vitorazzi. O município que participará do CEP, irá realizar o seu 2° Fest Pesca na região da Draga Vale do Cabaçal. No sábado a partir das 20h, a animação estará por conta da banda Fenômeno. Domingo (24/06), shows fazem parte da programação do dia, com a apresentação de Adson e Antony às 11h; show com João Pedro e Renan às 14h e às 18h a participação da dupla Bruno Mineiro e Junior Viola.

O Campeonato de Pesca com a prática da pesca esportiva, é uma iniciativa do Governo do Estado por meio da Secretaria de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur) e têm o objetivo de promover a integração e o desenvolvimento dos municípios envolvidos. Além da idéia de integração social e ambiental, o projeto carrega também a preocupação de desenvolver o turismo, ecoturismo e implantar a educação ambiental nas regiões de Mato Grosso.





Fonte: Assessoria/Sedtur/MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/220514/visualizar/